contar historia uma arte sem idade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO
EDUCAÇÃO
TECNICAS DE COMO CONTAR HISTORIAS
SILVA, Coelho Betty Maria. Técnicas de como contar histórias. Contar
Histórias uma arte sem idade/Maria Betty CoelhoSilva. 10 Ed. São Paulo:
Ática, 1999. 78 p.: Il. (Educação)

Resumo
A autora Betty Coelho relata em seu livro Contar historia uma arte sem idade a experiência que teve em uma sala de aulaquando ainda era estagiária no curso normal de magistério muitos e muitos anos atrás. Sem saber como chamar a atenção dos alunos teve a ideia de contar uma historia. Contando a historia ela percebeu ogrande interesse das crianças em ouvir a história:
“Como toda a arte a de contar historia também possui segredos e técnicas”(COELHO ,1999,P.9)
“Há professores que pensam que não tem jeito para contaruma historia” (Coelho 1999 pg11). A quem use a arte de contar historia até pra chantagear e disciplinar as crianças. As historias tem um poder enorme de informar, educar, socializar etc, Se as criançasforem incentivadas desde cedo, provavelmente gostarão de livros e de ler a autora nos mostra que:
“O primeiro passo consiste em escolher o que contar”(COELHO 1999 p 13)
Betty Coelho nos mostra queas historias não vem em livros prontos pra ser contadas e sim é necessário ter uma arte de contar.
Antes de contar a história, a autora sugere que devemos conhecê-la, fazer um breve estudo, nãodecorá-la, mas sim, entender e tirar o assunto principal. Toda história tem que ter a introdução, clímax e o desfecho. A introdução é a parte preparatória, e tem a função de apresentar os principaispersonagens e caracterizá-los. O clímax é o decorrer da história, onde acontecem os fatos. O Desfecho, o final da história.
A história oferece recursos adequados para apresentá-la, sendo: A simplesnarrativa, onde o narrador usa sua voz para atrair os ouvintes. O livro, quando utiliza suas ilustrações para apoio e sustento da história as gravuras, os flanelógrafos e os desenhos também são formas de...
tracking img