contar historia uma arte sem idade

Páginas: 3 (670 palavras) Publicado: 24 de fevereiro de 2015
FICHAMENTO
EDUCAÇÃO
TECNICAS DE COMO CONTAR HISTORIAS
SILVA, Coelho Betty Maria. Técnicas de como contar histórias. Contar
Histórias uma arte sem idade/Maria Betty CoelhoSilva. 10 Ed. São Paulo:
Ática, 1999. 78 p.: Il. (Educação)

Resumo
A autora Betty Coelho relata em seu livro Contar historia uma arte sem idade a experiência que teve em uma sala de aulaquando ainda era estagiária no curso normal de magistério muitos e muitos anos atrás. Sem saber como chamar a atenção dos alunos teve a ideia de contar uma historia. Contando a historia ela percebeu ogrande interesse das crianças em ouvir a história:
“Como toda a arte a de contar historia também possui segredos e técnicas”(COELHO ,1999,P.9)
“Há professores que pensam que não tem jeito para contaruma historia” (Coelho 1999 pg11). A quem use a arte de contar historia até pra chantagear e disciplinar as crianças. As historias tem um poder enorme de informar, educar, socializar etc, Se as criançasforem incentivadas desde cedo, provavelmente gostarão de livros e de ler a autora nos mostra que:
“O primeiro passo consiste em escolher o que contar”(COELHO 1999 p 13)
Betty Coelho nos mostra queas historias não vem em livros prontos pra ser contadas e sim é necessário ter uma arte de contar.
Antes de contar a história, a autora sugere que devemos conhecê-la, fazer um breve estudo, nãodecorá-la, mas sim, entender e tirar o assunto principal. Toda história tem que ter a introdução, clímax e o desfecho. A introdução é a parte preparatória, e tem a função de apresentar os principaispersonagens e caracterizá-los. O clímax é o decorrer da história, onde acontecem os fatos. O Desfecho, o final da história.
A história oferece recursos adequados para apresentá-la, sendo: A simplesnarrativa, onde o narrador usa sua voz para atrair os ouvintes. O livro, quando utiliza suas ilustrações para apoio e sustento da história as gravuras, os flanelógrafos e os desenhos também são formas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contar histórias: uma arte sem idade
  • contar historia, uma arte sem idade
  • Contar história: uma arte sem idade
  • CONTAR HISTORIA: UMA ARTE SEM IDADE
  • Contar história uma arte sem idade
  • Contar historias uma arte sem idade
  • Contar Histórias: uma arte sem idade”
  • Contar história: uma arte sem idade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!