Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Contabilidade Geral

*Resumo sobre o conteúdo da primeira aula de contabilidade.

Professora: Ângela Sebra
Aluna: Dayane Oliveira dos Santos

Conceito de Contabilidade
Ciência Social aplicada, que é utilizada para captar, registrar, acumular e interpretar os fenômenos que afetam o patrimônio e seu objetivo é manter o controle do patrimônio.
Contabilidade Como Instrumento de Tomada deDecisões
O gerenciamento é auxiliado através de tomadas de decisões com seus relatórios, que são objetos de estudo, é com esses relatórios que se dá a avaliação histórica da empresa, que se tem previsões sobre a mesma, onde vem a controlar gastos que inclui a tomada de decisões, se investir ou não, em contratações, demissões etc.
É uma ferramenta necessária e importante para um bom gerenciamento.Principais Relatórios da Contabilidade
DRE- Demonstração do resultado e do exercício.
DMPL- Demonstração das mutações do patrimônio líquido.
DFC- Demonstração de fluxo de caixa.
DVA- Demonstração do valor adicionado.
DLPA- Demonstração de lucros ou prejuízos acumulados.
Balanço Patrimonial- É uma demonstração que é apresentada de forma qualitativa e quantitativa a posição patrimonial efinanceira da empresa em um determinado período de tempo.
O Balanço Patrimonial compõem-se em três elementos:
1° Ativos- São os recursos da empresa capazes de gerar fluxo de caixa e são representados por bens e direitos.
2° Passivos- São os recursos referentes às obrigações da empresa, incluindo contas a pagar, taxas, juros sobre capital emprestado, hipotecas e despesas contratuais.
3° PatrimônioLíquido- Compreende os recursos próprios da entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor ativo e o valor passivo.
Limitações das Demonstrações Contábeis
As informações apuradas devem satisfazer as necessidades de todos e não apenas à do contador.
A contabilidade só é capaz de captar e registrar, normalmente, eventos mensuráveis em moeda quando sabemos que, em quase todas asdecisões, muitos outros elementos não quantitativos devem ser levados em conta para uma decisão adequada.
O resultado de tais limitações é que os relatórios contábeis podem não expressar totalmente a realidade econômica da entidade, mesmo que estatisticamente concebidas, como muitos possam julgar, pela exuberante exatidão dos cálculos e somas que vão até centavos. Algumas vezes, a contabilidade fornece umretrato algo desfocado ou defasado de uma paisagem empresarial, principalmente porque seu enfoque básico continua sendo o de medir lucro. Sua maior limitação está no fato de o balanço não representar frequentemente o valor do mercado da empresa, já que este de fato não é o seu objetivo.
Informações Qualitativas x Quantitativas
Quantitativos, é tudo relacionado a números, valores e etc.Qualitativo, é o conceito, o motivo de operação e etc.
Qualitativo do patrimônio entende-se a natureza dos elementos que o compõem como dinheiro, valores a receber ou a pagar expresso em moedas, máquinas, estoques de materiais ou de mercadorias e etc.
O atributo Quantitativo refere-se à expressão dos componentes patrimoniais em valores.
Muita discussão ainda existe entre contadores no que diz respeitoa princípios, a procedimento de avaliação bem como a terminologia.
Princípios da Resolução – 750 CFC
O Conselho Federal de Contabilidade, no exercício de suas atribuições legais regimentais.
Cap. I dos Princípios e de sua Observância.
Art. 1° Constituem Princípios de Contabilidade (PC) os enunciados por esta resolução.
§ 1º. A observância dos Princípios da Contabilidade é obrigatória noexercício da profissão e constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC).
Cap. II Da Conceituação, da Amplitude e da Enumeração.
Art. 2º Os princípios de contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos cientifico e profissional do nosso país.
Art. 3° São os...
tracking img