Pedagogia da anatomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1970 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O livro pedagogia da autonomia trata de questões que no dia a dia do professor e continuam a instigar o conflito e o debate entre os educadores e educadoras, o cotidiano do professor na sala de aula e fora dela, da educação fundamental á pós-graduação. E também relata propostas de práticas pedagógicas necessárias a educação como forma de proporcionar a autonomia de ser dos educandos respeitandosua cultura, seu conhecimento empírico e sua maneira de entender o mundo que o cerca.
Capítulo I – “Não há docência sem discência”

Neste capítulo Paulo Freire critica as formas de ensino tradicionais. Defende uma pedagogia fundada na ética, no respeito, na dignidade e na autonomia do educando. Questiona a função de educador autoritário e conservador, que não permite a participação doseducandos, suas curiosidades, insubmissões, e as suas vivências adquiridas no decorrer da vida e do seu meio social.
Coloca vários argumentos em prol de um ensino mais democrático entre educadores e educandos, tendo em vista que somos seres inacabados, em constante aprendizado. O educador democrático não pode negar-se o dever de sua pratica docente, reforçar a capacidade crítica do educando, suacuriosidade, sua insubmissão. E uma das principais tarefas é trabalhar com estes educando a rigorosidade metódica com que devem se aproximar dos objetos cognoscíveis. E ensinar se alonga à produção das condições em que aprender criticamente é possível e para isso cabe ao professor ajudar o aluno durante este processo. Considerando também que o professor tem que estar por dentro do assunto para ensiná-lo,explicá-lo ou discutí-lo com alguém ou comparar com o conhecimento prévio de seus alunos.
Todo indivíduo seja educadores ou educandos devem estar abertos a curiosidade, ao aprendizado durante seu percurso de vida. Nesse sentido destaca a importância dos educadores e suas práticas na vida dos alunos. Atitudes, palavras, simples fatos advindos do professor poderão ficar marcados pelo resto da vidade uma pessoa contribuindo positivamente ou não para o seu desenvolvimento. Enfatiza a cautela quando o assunto é educar, pois educar é formar.
Destaca a importância do educador e sua metodologia. O professor tem que facilitar o entendimento do seu aluno, procurar dinamizar, fugindo de uma aula monótona. Enfim, abrindo mão de métodos tradicionais e inovando junto com o aluno fazendo com que omesmo que aprecie a aula e tenha prazer na educação. E não complicar o raciocínio.
Ressalta que o educador deve estar aberto também a aprender e trocar experiências com os educandos, pois a vivência dos educandos merece respeito, devem discutir a sua realidade. E nenhum professor deve abdicar de tal função. Eis ai uma grande chance de interação do educador e educando. E até mesmo discutir sobre arealidade social em que vive determinado aluno proporciona a compreensão e respeito dos outros e gera uma reflexão primordial pra se discutir determinados assuntos.
Em seus métodos atuais enfatiza que a curiosidade dos educandos é um aspecto positivo para o aprendizado, pois é um fator importante para o desenvolvimento da criticidade. O educador deve reforçar a capacidade critica do educando “opensar certo” respeita os saberes dos educando. O ensino dinâmico desenvolve a curiosidade sobre o fazer e o pensar sobre o fazer.
Paulo Freire destaca a necessidade do respeito, compreensão, humildade, tolerância e o equilíbrio das emoções entre educadores e educandos em seus métodos de ensino. Apesar da hierarquia necessária que há, tem e deve prevalecer o bom relacionamento entre ambos,facilitando uma melhor interação.

Capítulo II – “Ensinar não é transferir conhecimento”

No capítulo 2 Paulo Freire aborda a questão da ética entre educador e educando. Discursa sobre a prática de ensinar. “Ensinar não é transferir conhecimento”, é respeitar a autonomia e a identidade do educando.
Para passar conhecimento o educador deve estar envolvido com ele, para envolver os educandos. Deve...
tracking img