Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3197 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nomes: Alyce Cardoso e Tamara Rodrigues

1- Justifique a criação e a finalidade do CPC no Brasil.




CPC é o conjunto de organizações que estudam a contabilidade. É composta pela ABRASCA, APIMEC, BM&BOVESPA, CPC, FIPECAFI e IBRACON.O CPC foi idealizado a partir da necessidade de, convergência internacional das normais contábeis, centralizada na emissão de normas contábeis noBrasil e representação e processo democrático na produção de normas.




O comitê de Pronunciamento contábeis tem por finalidade estudar, preparar e emitir Pronunciamento técnicos sobre o procedimentos de contabilidade e divulgar informações dessa natureza, visando emitir normas uniformes pela entidade – membro ,levando sempre em consideração o processo de convergência as normasinternacionais.













Alunos: Caroline, Alessandra


2- A Contabilidade surgiu para atender as necessidades dos seus usuários. Nos tempos primórdios atendia ao usuário interno. Com o desenvolvimento econômico e as novas necessidades, a Contabilidade continuou apresentando informações para este usuário interno, sendo que a elaboração e divulgação das demonstrações contábeisatendem as necessidades de controle e planejamento das entidades. Essas demonstrações são exclusivas para o Conselho Federal de Contabilidade, não sendo seguidas por outros órgãos governamentais e de mercado. Você concorda com a assertiva? Justifique.

Nos primórdios, a contabilidade atendia ao usuário interno, pois servia para contar seu rebanho, suas ovelhas, escravos e instrumentos decaça e pesca. Posteriormente as demonstrações contábeis são preparadas e apresentadas para uso externo em geral, tendo em vista suas finalidades distintas e necessidades diversas. Essas informações são publicadas para que todos os interessados possam ter acesso às informações, estas construídas sob a mesma base conceitual e formato similares de uma série de “regras” que são conhecidas como:Princípiosda Contabilidade Geralmente Aceitos(GAAP).







































Nomes:

Larissa Cristina e Pedro Zanelatto




3- As demonstrações contábeis elaboradas e divulgadas, conforme o NPC – “Estrutura Conceitual” e Resolução 1.128/08, devem ser feita para atender a objetivos específicos de grupos seletos de usuários. Vocêconcorda? Justifique enfatizando exemplos de decisões e seus usuários, se possível evidencie exemplos quantitativos.





Não concordamos, pois as demonstrações contábeis elaboradas, conforme o NPC e a Resolução 1.121/08, devem ser preparadas e apresentadas para o usuário externo em geral (governos, órgãos reguladores ou autoridades fiscais), visando sanar finalidades distintas e necessidadesdiversas.




As demonstrações contábeis devem, também, objetivar, fornecer informações que sejam úteis na tomada de decisões, tais como: decidir quando comprar, manter ou vender um investimento em ações; determinar a distribuição de lucros e dividendos; avaliar a capacidade da entidade de pagar seus empregados e proporcionar-lhes outros benefícios; entre outros.



Nomes:4- Qual a base do modelo contábil utilizado, geralmente, na preparação das demonstrações contábeis? Explique o mesmo. Quais DC são obrigatórias e quais são não obrigatórias? Quais são seus respectivos objetivos?






















Nomes: Iago Lenon, Kissila Samila,Nathalia Carraro



5- Explique a finalidade e a abrangência dos assuntos da EstruturaConceitual, através de uma dissertação, tendo como ênfase que você é um Administrador de empresas e deve apresentar esse conteúdo aos acionistas e investidores da empresa que você trabalha, mostrando sua importância para atender as normas contábeis e a transparência empresarial rumo à governança corporativa. Lembre-se que um dos usuários tem resistência e sua preocupação é que o CPC e sua estrutura...
tracking img