Dengue

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (729 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Definição de Dengue
A dengue é uma doença causada pelo famoso mosquito Aedes aegypti. Cientificamente hádois tipos: clássica ou hemorrágica. A primeira é mais leve, a segunda é fatal. Vale ressaltarque a incidência de picada causa maior chance de contrair o vírus com mais intensidade. Contudo, a primeira vítima pode também encontrar uma situação clínica preocupante. Esta é a doença que maiscausa incidência no país. A maioria dos casos de dengue acontece em regiões tropicais e subtropicais que não possuem medicina preventiva qualitativa. Os ovos do mosquito se proliferem principalmente logoapós as rápidas chuvas ácidas de verão. Existem cinco níveis de dengue, quatro considerados clássicos e o último hemorrágico

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus dafamília Flaviridae e é transmitida, no Brasil, através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo omundo.

Introdução
A Dengue é uma virose, ou seja, uma doença causada por vírus. O vírus é transmitido para uma pessoa através da picada da fêmea contaminada do mosquito Aedes Aegypti.
Tipos dadoença e sintomas
A doença pode se manifestar de duas formas: a dengue clássica e a dengue hemorrágica.

Dengue Clássica: os sintomas são mais brandos. A pessoa doente tem febre alta, dores decabeça, nas costas e na região atrás dos olhos. A febre começa a ceder a partir do quinto dia e os sintomas, a partir do décimo dia. Neste caso, dificilmente acontecem complicações, porém alguns doentespodem apresentar hemorragias leves na boca e nariz.

Dengue hemorrágica (ocorre quando a pessoa pega a doença por uma segunda vez): neste caso a doença manifesta-se de forma mais grave. Nosprimeiros cinco dias os sintomas são semelhantes ao do tipo clássico. Porém, a partir do quinto dia, alguns doentes podem apresentar hemorragias em vários órgãos e choque circulatório. Pode ocorrer também...
tracking img