Contabilidade terceiro setor saude

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2085 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TERCEIRO SETOR NA ÁREA HOSPITALAR:
REVISÃO DE LITERATURA



















2011










TERCEIRO SETOR NA ÁREA HOSPITALAR:
REVISÃO DE LITERATURA







Projeto de pesquisa apresentada ao Curso de Administração da Faculdade Batista de Vitória, orientado pelo Prof. Sydnei Rosadas, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel emAdministração.















2011






TERCEIRO SETOR NA ÁREA HOSPITALAR:
REVISÃO DE LITERATURA
















______________________________________________________

Professor Orientador: Prof.







Professor Examinador:























“A filantropia é muito louvável, mas não deve permitir que o Filantropo ignore asinjustiças econômicas que fazem com que a filantropia seja necessária”.
Martin Luther King

















SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 05
2- O PROBLEMA 07
3. OBJETIVOS 08
3.1 Objetivo geral 08
3.2 Objetivos específicos 08
4. METODOLOGIA 09
5 REFERENCIAL TEÓRICO 10
5.1 HISTÓRICO 10
6. CRONOGRAMA 12
7 REFERÊNCIAS 13


























1INTRODUÇÃO


Mudanças representam desafios para os que se desenvolvem no trabalho gerencial e organizacional. O ritmo das mudanças modifica-se de acordo com a época e a sociedade, e atualmente as organizações do terceiro setor as vem vivenciando (ALVESSON, 2000).
O primeiro setor é o Estado e o segundo, a iniciativa privada. O crescimento das organizações não-governamentais, sem fins lucrativos égrande, uma vez que o Estado não consegue prover todos os serviços sociais, uma vez que o número de pessoas que precisam de ajuda também cresce de forma constante.
Todavia, há uma série de organizações que não podem ser classificadas como pertencentes ao Estado nem ao mercado. Estas novas organizações fazem parte de um Terceiro Setor não-lucrativo e não-governamental, que depende de doações depessoas, empresas ou de ajuda do governo para poder existir.
Atualmente o terceiro setor está se tornando cada vez mais importante para manter os diferentes interesses da sociedade dentro de uma só coesão. Vem despontando como uma área de reconhecida eficácia nos processos de gestão, principalmente no uso dos recursos. Assim, busca cada vez mais o aprimoramento de seus serviços através da qualificaçãode seus recursos humanos, fazendo com que as pessoas envolvidas neste setor procurem aperfeiçoar-se para tangibilizar o conhecimento.
Terceiro setor entende-se a sociedade civil que se organiza e busca soluções próprias para suas necessidades e problemas, fora da lógica do Estado e do mercado. A expressão terceiro setor é, assim, utilizada em contraposição à idéia de que o primeiro setor éconstituído pelo Estado, e de que o segundo setor é formado pelas empresas privadas (RODRIGUES, 1998).
Entre todas as expressões em uso, é o termo que vem encontrando maior aceitação para designar o conjunto de iniciativas provenientes da sociedade, voltadas à produção de bens públicos, como por exemplo, a conscientização para os direitos da cidadania. Apesar de ser uma tendência a prevalecer, noBrasil a expressão divide o palco com uma dezena de outros: não-governamental, sociedade civil, sem fins lucrativos, filantrópicas, sociais, solidárias, independentes, caridosas, de base, associativas, Ongs, fundações (FERNANDES, 1994).
Caracterizam-se por serem organizadas, ter algum grau de lucro, serem privadas, institucionalmente separadas do governo, não fazer distribuição de lucros, seremautogovernáveis, terem algum grau de participação voluntária, mesmo que apenas no conselho diretor.
Como em toda a empresa, uma instituição do Terceiro Setor também necessita dos princípios da administração para a sua sobrevivência. O gerenciamento social baseia-se na identificação e priorização dos problemas, análise de dados disponíveis através de pesquisas sociais, análise dos indicadores...
tracking img