Protocolo e cerimonial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1125 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PARTE A
1 - Protocolo e Cerimonial

“O Cerimonial cria o quadro e a atmosfera nas quais as relações pacíficas dos estados soberanos devem realizar-se”. (Serres, Jean, Manuel Pratique de Protocole, Paris, 1960)

Nem toda organização vende um produto físico, específico. Existem aquelas que sobrevivem de matérias-primas e prestam serviços, por exemplo; outras promovem o relacionamento.Instituições públicas e políticas, em sua grande maioria (não descartando as privadas), necessitam da boa promoção de seus relacionamentos e da divulgação dos interesses comuns entre a população e o “órgão” em questão. Para isso, é preciso que exista um setor específico que cuide, além da agenda do representante dessas “empresas”, dos eventos e de todo o protocolo que este meio exige. Esta área éconhecida por “cerimonial”: equipe responsável por cuidar da imagem da instituição e de seu porta-voz, bem como acompanhá-lo em eventos internos/externos e elaborar toda a programação estratégica para que, além de garantir a eficácia da transmissão entre a voz e o público (sem atrapalhar profissionais da comunicação efetiva e de eventos), zele por todas as regras e normas que essas chamadas“personalidades públicas” exigem.
Segundo TAKAHASHI (pág. 14, 2010), cerimonial é “o conjunto de formalidades, entre autoridades nacionais ou estrangeiras, a serem seguidas durante um ato solene ou festa pública. Trata-se de uma prática que existe desde as antigas civilizações e que vem sofrendo variações ditadas por aspectos culturais, temporais, bem como às cerimônias a que se aplicam”. Ainda segundo oautor (pág. 15, 2012), “tem a finalidade de dar uma ordem aos eventos e evitar incidentes desagradáveis ou ressentimentos desnecessários”.
Ordens de precedência, normas de etiqueta, pronomes de tratamento e impressos e cerimonial escrito são algumas das questões que um profissional da área aborda.
No Brasil, os cerimoniais são comuns no planalto, ministérios, embaixadas, prefeituras, no paláciodo governo, comandos militares e nos poderes judiciários.

O topo de seu organograma é geralmente representado pelo Chefe de Gabinete, seguido por um Chefe de Cerimonial, Coordenador e assistentes. Vez ou outra, a área aceita estagiários.

1.1 – O Cerimonial nas Prefeituras

Prefeitos, conhecidos por serem líderes de cidades e estados, e responsáveis por, além de propagar a voz evontades da população, estreitar e firmar acordos com entidades e empresários, necessitam de solidez nessa interação. Essa característica é obtida através de uma série de compromissos que façam com que todas as metas e objetivos possam ser atingidos.

Para isso, o “líder” da comunidade deve ser assessorado de tal forma que passe uma boa imagem e cumpra com todas as regras pertinentes a toda equalquer situação. O cerimonial da prefeitura cuidará de todos esses detalhes, elaborando roteiro com horários, rotas e até mesmo “carômetro” e fichas de citação sobre outras autoridades presentes, para que em prováveis pronunciamentos nenhum nome seja esquecido, e o relacionamento não seja ameaçado.

Também é tarefa do cerimonial do prefeito cuidar do contato com participantes e organização deeventos, reuniões e audiências que estejam ou possam estar na agenda. A avaliação da participação ou não nestes, deve ser feita pela Chefia de Gabinete.
Em grandes eventos, costuma-se fazer uma “reunião precursora”, na qual responsáveis pela equipe do cerimonial visitam o local dias antes da realização da cerimônia, fazendo o trajeto que a autoridade fará e visitações e todos os possíveis locaispor onde percorrerá.

Por ter seu produto focado nos interesses, nas imagens e no bom-relacionamento, o cerimonial de uma prefeitura deve estar sempre alinhado com as vontades da autoridade maior, no caso, o prefeito.

O setor de cerimonial da prefeitura de Diadema é responsável por assessorar somente o Prefeito, Mario Reali – PT, e o Vice-Prefeito, Gilson Luiz Menezes – PSB. Quando o...
tracking img