Contabilidade industrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2350 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTABILIDADE INDUSTRIAL

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.2 CONTABILIDADE DE CUSTOS E CONTABILIDADE INDUSTRIAL 5
A) PRINCIPAIS OBJETIVOS (AUXÍLIO) DA CONTABILIDADE DE CUSTOS 5
B) IMPORTANTES TERMINOLOGIAS UTILIZADAS NA CONTABILIDADE DE CUSTOS 7
C) DISCORRA SOBRE O EQUIVALENTE DE PRODUÇAO NAS EMPRESAS INDUSTRIAIS 9
2.3 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 10
A) A IMPORTANCIA DAINFORMATICA COMO INSTRUMENTO OPERACIONAL EM CONTABILIDADE 10
2.4 CONTABILIDADE GERENCIAL 11
A) ESCREVA SOBRE AS VARIAVEIS ENVOLVIDAS DA RELAÇÃO CUSTO x VOLUME x LUCRO E SUA APLICAÇÃO NA POLITICA DE PREÇOS 11
3 CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS 14

INTRODUÇÃO

A ciência contábil, enquanto ciência social, tem como finalidade promover os meios informativos e de controle com o intuito de coletartodos os dados ocorridos numa empresa e que tenham, ou possam ter, impactos e causar variações em sua posição patrimonial. A contabilidade é o instrumento de mediação e avaliação do patrimônio e dos resultados auferidos pela entidade. O contador precisa estar ciente das inovações tecnológicas, incorporando-as não apenas nos procedimentos contábeis básicos, como também em situação que exijam umaanalise contábil mais apurada e complexa. Diante das mudanças tecnológicas que se estão conquistando o mundo com soluções praticas e inteligentes, melhorar o padrão de qualidade de seus serviços tornou-se uma imposição para os contadores.
DESENVOLVIMENTO
A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NA INDÚSTRIA

A) CONTABILIDADE NA ATUALIDADE

Em termos de mercado de trabalho para o Contador asexpectativas são excelentes, pois estamos entrando em uma era em que se está começando a reconhecer toda a importância da função contábil. Porém, com a evolução, exige-se algo mais do profissional que atua nessa área. Essa nova visão de contador é de um profissional que esteja em constante evolução, que deixe de ter uma postura de escriturador, guarda-livros ou despachante, e que se torne oanjo-da-guarda da empresa, estando apto a tomar decisões, a liderar, ou seja, ser um profundo conhecedor da empresa e se tornar o pilar indispensável para a continuidade e o crescimento da mesma.
Vai mais além de acumular cifras para preparar um balanço para efeitos impositivos ou registrar automaticamente uma ou várias operações: um software adequado pode produzir melhores rotinas. A Contabilidade é umaprofissão que oferece um leque amplo de alternativas profissionais, e atualmente algumas especializações têm oferecido boa remuneração e satisfação profissional, como: administração financeira, custos e auditoria, pois bons profissionais nessa área ainda são escassos. Entretanto, para que uma evolução concreta ocorra, em especial no Brasil, é necessário investir na formação de tais profissionais epesquisas, e não depender apenas de adaptações de princípios norte-americanos.
Atualmente, a escrituração contábil se dá de forma muito prática e rápida. A inserção do figurado computador no processo de contabilidade compensou a relação do binômio custo-benefício. Os softwares específicos da área têm facilitado enormemente os cálculos, os informes etc. Os sites também têm contribuídosignificativamente com a exposição dos relatórios contábeis para os usuários externos e ajudados de maneira muito importante às pesquisas sobre os assuntos contábeis diversos. Mas o advento da tecnologia não substitui, de forma alguma, a figura do Contador, sendo esse essencial para a empresa, primeiro porque é obrigatório, segundo porque nenhuma máquina toma decisões, analisa fatores internos e externos,busca soluções nem mesmo pensa de forma humana e flexível, portanto nada substitui o ser humano. É uma idéia errônea pensar que máquinas substituem o homem, elas são feitas para o auxilio na profissão, para a agilidade das informações, e nesse sentido cumprem muito bem com o seu papel.

B) CONTABILIDADE x INDÚSTRIA
É a área da contabilidade que trata dos gastos incorridos na produção...
tracking img