Comercio international

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5709 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Comércio internacional


O comércio internacional ou comércio exterior é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países, ele representa uma grande parcela do PIB. O comércio internacional está presente em grande parte da história da humanidade, mas a sua importância econômica, social e política se tornou crescente nos últimos séculos. Oavanço industrial, dos transportes, a globalização, o surgimento das corporações multinacionais, o outsourcing tiveram grande impacto no incremento deste comércio. O aumento do comércio internacional pode ser relacionado com o fenômeno da globalização.
O comércio internacional é uma disciplina da teoria econômica, que, juntamente com o estudo do sistema financeiro internacional, forma a disciplinada economia internacional.

Câmbio

O câmbio é uma operação financeira caracterizada pela troca da moeda de um país pela moeda de um outro. É um elemento do sistema monetário internacional, com o objetivo de facilitar as transações entre países.
Foi regulamentado durante a Conferência de Bretton woods. Em 1976, com os Acordos da Jamaica, a comunidade internacional abandonou esse sistema elegalizou as taxas de câmbio (preço de uma moeda em relação à outra) flutuantes.
Existem várias formas de regimes cambiais, mas a taxa de câmbio é determinada em um país. Os mais utilizados são os câmbios fixo e o flutuante. No regime de taxas fixas, o Banco Central se compromete a comprar e vender moeda estrangeira (a um preço fixo em geral o dólar) a um preço fixo expresso em moeda nacional. Essepreço pode de referência sofrer alterações ou pode permanecer inalterado, isso vai depender da decisão do Banco Central.
No regime flutuante (flexível) a taxa de câmbio oscila exclusivamente em função da oferta e demanda no mercado. O Brasil até 1999, possuía um regime de cambio fixo. Naquela época, US$ 1 valia R$ 1.
Atualmente, vivemos um regime de câmbio flutuante, isto é, o preço do dólarvaria de acordo com a oscilação do mercado.




Demanda agregada


Em macroeconomia, demanda agregada é a demanda total de bens e serviços numa dada economia para um determinado momento e nível dos preços. É o total de bens e serviços na economia que será adquirido a todos os níveis de preços possíveis. Esta é a demanda do produto interno bruto de um país quando os níveis de estoque sãofixos.
A demanda agregada depende da quantidade de moeda em poder dos agentes econômicos (consumidores, empresas, governos), das despesas e impostos a que estão sujeitos e de outras variáveis.


PRODUÇÃO INDUSTRIAL

A produção domiciliária, a oficina artesanal e a manufatura achavam-se na maioria dos casos intimamente ligadas em diversos estágios na mesma indústria. A transição para a produçãofabril mostrou-se relativamente simples, logo que as alterações técnicas favoreceram a mudança. A indústria alcança então uma posição dominante com a transformação gradual da atividade artesanal, a desintegração do sistema da corporação e da manufatura, que constituía já um obstáculo ao desenvolvimento da produção industrial.
As particularidades do meio físico natural e da existência dematérias-primas numa dada região, em conjunto com as predisposições humanas locais e outros fatores, contribuíram para a especialização duma determinada atividade produtiva influenciada pelas condições naturais, tais como a proximidade dum rio, de florestas, de argila, de pedreiras, ou por condições já criadas pelo próprio homem como sejam: a exploração mineira, a criação de gado lanígero ou o cultivo deprodutos agrícolas susceptíveis de transformação. Uma especialização intensiva começou quando as diferenças na obtenção de matérias-primas, na qualidade dos produtos ou na produtividade e, sobretudo quando as diferenças do custo de fabricação exerciam forte influência sobre o nível dos preços. Numerosas regiões e ramos de atividade passaram a ser considerados como “industriais”.
Um dos traços...
tracking img