Hepatite a

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (571 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Hepatite A:
A Hepatite A, também conhecida como hepatite infecciosa é uma doença aguda do fígado, causada pelo vírus da hepatite A (HAV), geralmente de curso benigno. É um vírus de RNA com capsídeoconstituído pelo antígeno HAVAg, seu diâmetro é de cerca de 27 nm.

Transmissão e epidemiologia:
A transmissão é feita por alimentos mal-preparados e água contaminadas por fezes contendo o vírus(transmissão fecal-oral), além da possível presença de fômites no ciclo. É trasmitida também através do sexo oral-anal e prática dígito-anal-oral.Pode ser absorvido de marisco proveniente de águascontaminadas com esgotos. Pode ocorrer em surtos epidêmicos (água contaminada), tendo relação com menores condições socioeconômico-educacionais. Geralmente acomete a população infantil. Apresenta acaracterística de não cronificar, mas pode apresentar casos arrastados. A forma fulminante é muito rara (0,6% dos casos) e aumenta seus casos com o aumento da idade.Mais de 40% dos casos de hepatite sãocausados pelo HAV, e 50% da população adulta já o terá encontrado.
No Brasil, 75% da população adulta já teve contato com o vírus (apresentando sorologia IgG-anti HVA positiva). Os anticorpos sãoprotetores para toda vida, não há manifestações por imunocomplexos. A distribuição da doença é mundial

Progressão e sintomas:
O vírus é ingerido com os alimentos ou água. O período de incubação duracerca de um mês. No intestino infecta os enterócitos da mucosa onde se multiplica. Daí dissemina-se pelo sangue, e depois infecta principalmente as células para as quais mostra a preferência, oshepatócitos do fígado. Este tropismo é devido à abundância nessas células dos receptores membranares a que o vírus se liga durante a invasão. Os vírions produzidos são secretados nos canais biliares e daí, viaampola de Vater, no duodeno, sendo expelidos nas fezes.
Os sintomas se dão tanto devido aos danos do vírus como à reacção destrutiva para as células infectadas pelo sistema imunitário. Mais de...
tracking img