Contabilidade Industrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
INDICE
1. Divisões da Contabilidade: Contabilidade Financeira, Contabilidade Gerencial, Contabilidade de Custos 5
1.1 Contabilidade Financeira 5
1.2 Contabilidade Gerencial 6
1.3 Contabilidade de Custos 8
2. EMPRESA INDUSTRIAL 10
2.1 Funções da Empresa Industrial ou Gestão Industrial. 10
2.2 Estrutua: Classificação e Caracteristicas da Industrias 11
3. CUSTO NA INDUSTRIA 12
3.1 Custo 123.2 Despesas 13
3.3 Elementos na produção industrial 13
3.4 Custo Produto Vendido 14
3.5 O Custo da Produção Industrial 14
4. PATRIMÔNIO INDUSTRIAL 15
4.1 AS FONTES DE FINANCIAMENTOS 16
4.2 AS RECEITAS DA EMPRESA INDUSTRIAL 17
4.3 RESULTADO DA ATIVIDADE ECONÔMICA 17
5. OPERAÇÕES NA INDUSTRIA 17
5.1 IPI 18
CONTRIBUINTES 19
DEMONSTRAÇÃO CONTABEIS - LEI Nº 11.638/2007 21
LEI Nº 11.638,DE 28 DE DEZEMBRO DE 2007. 22
CONCLUSÃO 29
BIBLIOGRAFIA 30

INTRODUÇÃO

O presente trabalho, tem como principal objetivo entender sobre um pouco das divisões da contabilidade: Contabilidade Financeira, Contabilidade Gernancial e Contabilidade de Custos. Mostra um pouco sobre a contabilidade industrial, seus custos e despesas, a constituição do patrimônio, as operações em gerais utilizadasna contabilidade industrial, bem como as demonstrações contábeis utilizadas na Industria.
A contabilidade industrial não forma uma ciência autônoma, é apenas o estudo da contabilidade aplicada às indústrias.
Assim sendo, poderíamos conceituar a contabilidade industrial como sendo a parte da contabilidade que se preocupa com os fenômenos patrimoniais das empresas industriais. Empresas industriaissão as que transformam matérias-primas em produtos acabados, para satisfação das necessidades humanas, com a finalidade de lucro.


1. Divisões da Contabilidade: Contabilidade Financeira, Contabilidade Gerencial, Contabilidade de Custos

A contabilidade é uma ciência de natureza econômica cujas funções são o registo, a avaliação, a análise, a previsão e controlo dos fatos patrimoniais,ocorridos nas unidades econômicas, com vista à obtenção de informações fundamentais à gestão dessas unidades.
A contabilidade é a ciência que controla a atividade da empresa e o registro dos fatos patrimoniais, revelando, posteriormente, todo o patrimônio da empresa, e é divida da seguinte forma:

1.1 Contabilidade Financeira

Contabilidade financeira lida com a elaboração e a comunicação deinformações econômicas de uma empresa dirigidas a uma clientela externa: acionistas, credores (bancos, debenturistas e fornecedores), entidades reguladoras e autoridades governamentais tributárias. A informação contábil financeira comunica aos agentes externos as conseqüências das decisões e das melhorias dos processos executadas por administradores e funcionários. O processo contábil-financeiroestá restrito aos requisitos obrigatórios de elaboração de relatórios por parte das autoridades regulamentadoras externas , tais como o Financial Accounting Standards Board (FASB) e a Securities and Exchange Comission (SEC) nos Estados Unidos, assim como pelas agências governamentais de impostos. Consideremos a distinção entre autoridade de linha e autoridade de assessoria. Quase todas as organizaçõesespecíficas certas atividades como sua missão básica, como, por exemplo, a produção de vendas de bens e serviços.
A contabilidade financeira daria sequência a corrente da Contabilidade administrativa, que já havia tido como embrião a chamada Contabilidade Departamenta e a Análise e Consolidação de Balanços, técnicas desenvolvidas pelos primeiros gestores corporativos.
A contabilidadebrasileira procurou incorporar inicialmente via legislação (lei 6.404/76), elementos tanto da escola financeira quanto da patrimonialista. Vide por exemplo o artigo 178, caput da citada legislação, que diz o seguinte:

"No balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise financeira da companhia"....
tracking img