Consumo e investimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2988 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
| Licenciatura em Gestão de Empresas 2010/2011 |
| Economia |

Consumo e Investimento

Autor: Fábio Miguel Gomes Jorge Sandra Maria Gonçalves Cruz |
Professor: DR. FERNANDO CARVALHO COSTA |
ISVOUGA – Instituto Superior de entre Douro e Vouga |
Índice

Índice…………………………………………… 1

Introdução……………………………………… 2

PIB – Produto Interno Bruto…………………. 3Oferta e Procura Agregada…………………… 4

Consumo e Poupança…………………………. 6

Investimento……………………………………. 13

Conclusão………………………………………. 16

Bibliografia e Webgrafia…………………….. 17

Introdução

Neste trabalho iremos abordar duas componentes do produto interno bruto, o consumo e o investimento.
Para poder mos explicar o consumo e o investimento iremos numa primeira fase, explicar o quese entende por produto interno bruto, como se calcula, para que ser e vamos apresentar alguns gráficos relativos ao PIB de Portugal nos últimos anos.
No segundo capítulo iremos explicar o que se entende por oferta e procura agregada, a sua representação graficamente, e o que é o equilíbrio macroeconómico.
No capitulo do consumo, vamos explicar o que é o consumo público e privado eapresentaremos um gráfico com o consumo público e privado de Portugal nos últimos 10 anos. Vamos explicar como é que como estão interligados o consumo com a poupança, apresentar e explicar as funções do consumo e da poupança e a sua relação com o rendimento. Apresentamos um gráfico que mostra a situação financeira do sector privado em Portugal, a poupança e a divida.
Na parte do investimento iremosexplicar o que se entende por investimento, quais os elementos importantes para a sua compreensão, aplicar a função da procura de investimento num gráfico e aplica possíveis cenários a curva da procura de investimento para ver como reage.

PIB – Produto Interno Bruto

A medida mais importante de macroeconomia é a do produto interno bruto (PIB), que é a soma dos valores monetários do consumo, doinvestimento bruto, das compras de bens e serviços pelo Estado e das exportações e importações produzidas num país durante um determinado ano. De salientar que no PIB só se inclui os bens finais e excluem-se os bens intermédios, que são usados na produção dos bens finais, para evitar uma dupla contabilização.
Permite avaliar se uma economia está em expansão ou contracção, se deve ser travada ou se háameaça de uma grave recessão ou inflação, ou se necessita de um impulso. O PIB serve para vários fins, mas a mais importante é medir o desempenho global de uma economia, ou seja, dá uma imagem global do estado da economia de um país. Para o nosso trabalho iremos usar a fórmula do PIB na óptica da despesa.

PIB = C + G + I + X – M

C representa o consumo das famílias e empresas, o G o consumodo estado, o I o investimento, o X as exportações e o M as importações.

| |
Figura 1 Fonte de Dados: INE–BP - Contas Nacionais Anuais
Oferta e Procura Agregada

A oferta e procura agregada são factores que determinam as principais variáveis macroeconómicas.
A Procura Agregada, designada por AD, corresponde à totalidade da despesa realizada pelas famílias, empresas, Estado eexterior, e depende de factores tais como a política monetária, política Fiscal entre outros.
Podemos considerar 4 componentes da procura agregada, que correspondem ao PIB.
· Consumo (C) - consiste nas despesas de consumo das famílias
· Investimento (I) - corresponde às despesas realizadas pelas empresas em equipamentos, edifícios, entre outros.
· Gastos do Estado (G) - refere-se às despesasrealizadas pelo Estado com a aquisição de bens e serviços,
· Exportações Líquidas (X - M) - corresponde às exportações , subtraídas das importações
A oferta agregada, designada por AS, é toda a quantidade de bens e serviços que as empresas estão dispostas a produzir e a vender num dado período de tempo. Esta depende do nível de preços que podem ser praticados por um produto, da capacidade...
tracking img