Desafio meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2508 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância


Curso: Ciências Contábeis
Disciplina: Responsabilidade Social
Professor EAD: Carlos Kuntzel
Período : 2º EAD
Polo: Anápolis - GO


Graduandas:


Novembro-2010
Introdução

As possibilidades de aplicação da sustentabilidade estão muito condicionadas à incorporação de novos métodos deplanejamento de políticas públicas que respeitem a vinculação meio ambiente e desenvolvimento, tendo em vista influenciar a construção de uma nova relação do homem com a natureza, no processo de utilização do meio natural. Fazer com que as teorias do desenvolvimento sustentável se transformem em ferramentas capazes de disciplinar uma intervenção do Estado no caminho da sustentabilidade é, semdúvida,um grande desafio no momento.
A introdução da sociologia no planejamento ambiental é bastante recente, em relação aos demais campos do conhecimento que o integram, sendo que a sua entrada e o crescimento de sua importância decorrem especialmente do próprio movimento de organização da sociedade. As suas contribuições ao planejamento ambiental, derivadas das novas concepções teórico-metodológicasde pesquisa e análise social, ainda são muito frágeis.
Os estudos e planos ambientais tem, com muita freqüência, apresentado resultados que marcam relações de incompatibilidade com os valores mais marcantes das sociedades estudadas, sendo pouco capazes de orientar a formulação e a efetividade de programas e planos de ações.

Etapa 1: Sustentabilidade

O conceito de sustentabilidade foiintroduzido no início da década de 1980 por Lester Brown, fundador do Wordwatch Institute. Ele definiu a comunidade sustentável como aquela que é capaz de satisfazer as suas próprias necessidades, sem reduzir as oportunidades das futuras gerações. A sustentabilidade ambiental baseia-se que as atividades humanas não devem empobrecer o seu capital natural.
O Brasil vem investindo com grande sucessono biocombustível, que por mais que não tenha autonomia para substituir o petróleo, ao menos visa reduzir seus usos. O segundo princípio refere-se ao uso moderado de toda e qualquer fonte renovável, nunca extrapolando o que ela pode render. Pode-se fundamentar a sustentabilidade ambiental como um meio de amenizar (a curto e longo prazo simultaneamente) os danos provocados no passado.
A suaaplicação pode ser feita em diversos níveis: a adoção de fonte de energias limpas está entre as preocupações centrais. Muitas empresas tem desenvolvido projetos de sustentabilidade voltando-se para aproveitamento do gás liberado em aterros sanitários, dando energia para populações que habitam proximo a esses locais. Algumas empresas brasileiras de cosméticos, investem na extração de produtos que sejamcem por cento renováveis . O replantio de áreas degradadas, assim como a elaboração de projetos que visem áreas áridas e com acentuada urgência de tratamento são grandes exemplos que já vem sido tomados. Entretanto, é preciso observar que a base na qual se apoia a formulação e definição de estratégias de desenvolvimento nacional, regional e setorial deve compreender um razoável entendimento dadinâmica dos ecossistemas como um todo, a fim de uma melhor avaliação de suas potencialidades como ambientes aproveitáveis para os sistemas humanos.
Saneamento Básico de Municipio
O ICMS Ecológico surgiu em busca de um modelo de gestão ambiental satisfatória, bem como a necessidade de criar novos dispositivos legais que incentivem e que financiem melhorias ambientais. O imposto arrecadado édirecionado para Municípios onde a qualidade ambiental é relevante, observando várias temáticas ambientais, tais como áreas de preservação permanente, faxinais, reservas legais, terras indígenas, coleta e destinação final de lixo e esgoto, mananciais de abastecimento, dentre outros. Analisar os resultados obtidos com a implantação desse recurso nos Estados que já o adotaram é de suma importância,...
tracking img