Como que o consumo e o investimento impulsionam crescimento do pib

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (801 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
COMO QUE O CONSUMO E O INVESTIMENTO IMPULSIONAM CRESCIMENTO DO PIB

(faculdade)
Mogi Guaçu - 2011
INTRODUÇÃO

O estudo elaborado mostra que, com o aumento significante do consumo familiar noano passado, o PIB teve um crescimento acima de 5%.
O crescimento dos salários e a facilidade para a aquisição de créditos comercias, foram registrados como fator primordial para o aumento no consumodas famílias. Considerando também que esse foi o fato gerador para o aumento nos investimentos, no Brasil.

Conforme dados indicados pelo IBGE em março 2011, o PIB registrado em 2010 teve umcrescimento de 7,5% em relação a 2009, impulsionado principalmente pelo consumo familiar com destaque para o setor de serviços que teve o maior crescimento no quarto trimestre em 2010, ajudando a elevar osaldo do PIB na reta final do ano passado. Porém foi registrado também um crescimento em investimentos na produção industrial e leve aumento nos investimentos no setor da agropecuária. No saldo total decontas públicas foi apontado um alcance de R$ 3.675 trilhões, no ano passado.
Em relação ao aumento no consumo familiar, todos os fatores que compõe o setor de serviços indicaram crescimento em 2010,as instituições financeiras se destacaram com o aumento de 11% em suas atividades, principalmente na aquisição de seguros pessoais. Seguido por crescimentos, vem o comércio (atacado e varejo),transportes, correios e armazenagem (incluindo os transportes de passageiros e cargas), serviços de informação, serviços imobiliários e serviços de educação e saúde pública. Esse crescimento do consumo dasfamílias foi influenciado pelo aumento na oferta de crédito para as pessoas físicas, as maiores concessões de créditos registradas em 2010 foram para compras de imóveis, e veículos importados devido àbaixa na taxa cambial, o que favoreceu também a importação de outros tipos de produtos e serviços.
Outro ponto importante para o crescimento na demanda interna foi aumento da massa salarial. A...
tracking img