Como que o consumo e investimento impulsionam o crescimento do pib

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (514 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Trabalho proposto







Faça um trabalho e análise: Como que o consumo e investimento impulsionam crescimento do PIB.







2. PIB





O produto interno bruto (PIB) é oprincipal medidor do crescimento econômico de uma região, seja ela uma cidade, um estado, um país ou mesmo um grupo de nações. Sua medida é feita a partir da soma do valor de todos os serviços e bensproduzidos em um período determinado.



A economia brasileira cresceu num ritmo muito forte no ano de 2010, teve um aumento de 7,5% em relação ao ano de 2009, representando o maior percentualdesde 1986 quando houve a mesma alta. Isso é devido a uma série de medidas lançadas pelo governo, na tentativa de fazer com que a crise econômica mundial não afeta se mais a economia brasileira quejá havia sofrido uma retração de 0,6% em relação ao ano anterior. Essas medidas geraram uma expansão de consumo e isso se acelerou em 2010 fazendo com que o consumo das famílias subisse pelo sétimo anoconsecutivo, com um avanço de 7% frente ao ano anterior – o maior aumento da história, iniciada em 1996.



Esse resultado foi influenciado pela maior oferta de emprego e pelo aumento do saláriodo brasileiro, aliados a incentivos fiscais dados pelo governo para fomentar a economia no período imediatamente posterior à crise. Em contrapartida, especialistas acreditam que o forte crescimentode 2010 limite o crescimento de 2011, pois foi além do que a capacidade produtiva do país e o mercado poderia suportar, causando uma pressão inflacionária.



O principal motivo de o Brasilencontra dificuldades para sustentar esse crescimento se diz respeito a investimentos em infraestrutura – principalmente em áreas como energia e transportes e de mão-de-obra qualificada. O investimentono país teve boa recuperação ao longo de 2010, mais ainda não retomou o nível pós-crise.



“É preciso garantir que o investimento seja maior do que o consumo, além de incorporar novos...
tracking img