Como que o consumo e o investimento impulsionaram o crescimento do pib

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (703 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como que o consumo e o investimento impulsionaram o crescimento do PIB

Introdução
O PIB representa a riqueza e a produção de um país no período equivalente há um ano, equivalendo ao poder decompra da moeda nacional possibilitando a comparação de crescimento entre todas as nações do mundo.
O PIB de 2010 brasileiro cresceu em um ritmo acelerado em relação aos anos anteriores e a países emdesenvolvimento no nível brasileiro. A alta expansão do PIB apenas nos primeiros trimestres se deve em parte ao aumento do consumo das famílias.
O Brasil possui atualmente uma economia forte e sólida eum grande produtor e exportador de mercadorias de diversos tipos, como: agrícolas, minerais, manufaturados, etc. Os setores de agricultura, indústria e serviços são bem desenvolvidos e encontra-se emexpansão. Considerando o Brasil como um país emergente, o mesmo ocupa o 8 º lugar no ranking das maiores economias do mundo que esta inserida no processo de globalização.

Desenvolvimento
O setorde economia do Brasil experimentou um crescimento de 7,5% no ano de 2010 com relação ao Produto Interno Bruto (PIB), totalizando R$ 3, 675 trilhões, sendo o maior avanço desde 1986, ainda na época doPlano Cruzado, onde o houve o mesmo crescimento (O GLOBO abut IBGE, 2011).



Segundo dados de Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o grande avanço da economia foi à demandainterna, como a Despesa do Consumo de Famílias, correspondendo a cerca de 60% do PIB e a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) com alta de 10,3% (O GLOBO, 2011).
Pelo âmbito da oferta, o maioraumento coube a Indústria, apresentando expansão de 10,1% em comparação com o ano anterior. Na área industrial, os destaques foram o setor de extrativismo mineral (15,7%), seguido pela construção civil,sendo a indústria de transformação obtendo um crescimento de 9,7%. Serviços avançaram 5,4% e Agropecuária 6,5% (O GLOBO, 2011).



Com relação à demanda, a Despesa do Consumo de Famílias e a...
tracking img