Consultor organizacional – externo e interno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Consultor Organizacional – Externo e Interno
O Comprometimento do Cliente
Premissas Para a Consultoria

1. Introdução
No trabalho estruturado desenvolvido verificam-se o papel do consultor organizacional, bem como suas características. Descreve-se os dois tipos de consultor, o externo e o interno ressaltando as vantagens e desvantagens que cada um possui. Observa-se também o comprometimentodo cliente para o bom desempenho da consultoria, assim como as premissas desenvolvidas que contribuem para o sucesso do serviço prestado a empresa-cliente.
2. O Consultor Organizacional
O consultor é um profissional que pode ser o próprio administrador da empresa ou alguém que a empresa contrata para realizar um serviço em determinado momento. O consultor deve possuir um perfil que transmitaconfiança, para a empresa que presta o serviço, também é preciso estar sempre atualizado, informado sobre a área em que está atuando.
Para exercer um bom papel o consultor deve ter conhecimento básico de todas as áreas, mas é necessário que mantenha o foco em um único assunto, porque é muito difícil conseguir ter um enorme grau de habilidade em todas as áreas. Então o consultor busca aespecialização em uma área específica como, por exemplo: Recursos Humanos, Finanças ou Custos, Marketing entre outras.
O consultor deverá ter cuidado para não assumir um papel autoritário, é preciso se manter neutro fazendo com que o cliente se envolva na solução dos problemas encontrados, já que cabe a gerência da organização a implementação das melhorias propostas pelo consultor.
O Consultor tem porobjetivo verificar qual área da empresa está com algum problema no momento e criar um plano de ação para solucioná-lo. A seguir será detalhada a atuação dos dois tipos de Consultores, o Externo e o Interno.
3. Consultor Externo
É aquele contratado por um executivo de uma empresa, para auxiliar nas tomadas de decisões de determinada área da empresa. Ele pode executar com maior sucesso a consultoriaporque como é uma pessoa que não está diretamente envolvida com a empresa, pode dar sugestões sem ficar comprometido, por ser uma pessoa que vem de fora, com certeza enxergará problemas que os próprios gestores e colaboradores não conseguem ver.
Atualmente, há uma mudança na natureza dos pedidos de consultoria externa. As empresas preferem tratar de problemas específicos e práticos que afetam o diaa dia e trazem impactos visíveis e mensuráveis aos resultados. Reclamam daqueles que apresentam belas teorias e discursos idealistas, mas não conseguem operacionalizá-los.
A atuação do consultor externo possui vantagens, tais como: maior experiência, já que realizou o mesmo serviço em várias empresas, maior aceitação, pois normalmente é a alta administração que contrata, pode se comprometer,dizer e fazer coisas, maior imparcialidade, já que não está envolvido no dia a dia da empresa.
Possui também desvantagens como: menor conhecimento dos aspectos informais da empresa, não tem poder formal, pois não pertence à empresa, tem menor acesso informal a pessoas e grupos, não tem presença diária.
4. Consultor Interno
É uma pessoa que está dentro da empresa, um próprio colaborador quenormalmente já está envolvido no dia a dia e realiza serviços para várias áreas da empresa, assim acaba se comprometendo já que é consultor e colaborador ao mesmo tempo. O consultor interno pode não colaborar muito, pois como está todos os dias na empresa, pode não verificar algum problema que esteja ocorrendo e pode ainda comprometer seu cargo ao realizar uma ação que venha a prejudicar a empresa.
Umfator que tem estimulado o uso crescente de consultorias internas é a possibilidade de a empresa desenvolver seu próprio acervo de conhecimentos e tecnologias e usar esta propriedade onde, quando e sempre que lhe for conveniente.
Assim como o consultor externo, o consultor interno também possui vantagens como: maior conhecimento dos aspectos informais da empresa, pois é colaborador da mesma,...
tracking img