Fluxo de caixa no setor rural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1195 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CLÁUDIO DE OLIVEIRA PIMENTA
CRISTIAN DE ANDRADE URBAN
FELIPE MOREIRA

FLUXO DE CAIXA NO SETOR RURAL

PONTA GROSSA
2011
CLÁUDIO DE OLIVEIRA PIMENTA
CRISTIAN DE ANDRADE URBAN
FELIPE MOREIRA

FLUXO DE CAIXA NO SETOR RURAL

Trabalho dadisciplina de Contabilidade em Agronegócios para avaliação do 4º bimestre, Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná.

Professor: Roni Simao

PONTA GROSSA
2011
FLUXO DE CAIXA E ANALISE ECONOMICA FINANCEIRA NA ATIVIDADE RURAL

O caixa é o termômetro financeiro de uma empresa rural, ele é tão importante e vital parao desempenho de uma Empresa Rural que exige um controle diário. Este controle é feito normalmente pelo contador quando a empresa rural dispõe de um profissional exclusivo. Mas como a maioria das empresas rurais contrata serviços de escritórios de Contabilidade que não prestam assistência diária,o próprio dono do estabelecimento deve se incumbir da tarefa.
Mas por que ao final de cada dia oempresário rural deve ter o balanço de todo o dinheiro que entrou e saiu da sua empresa? Primeiro para poder controlar o movimento financeiro da empresa rural. Depois porque, fazendo diariamente suas contas,o empresário rural vai poder analisar individualmente cada entrada e cada saída de dinheiro,verificamos se elas são necessárias e suficientes ,correspondendo as suas expectativas.O controlediário,também,vai reduzir substancialmente erros de previsão de desembolsos,possibilitando ao empresário rural programar,com uma boa margem de segurança,as operações financeiras de determinado período.É essa atenção sistemática ao caixa,enfim,que vai fornecer ao empresário informações precisas para a administração financeira de seu negócio.

MOVIMENTO DO CAIXA

Um dos métodos maissimples e eficientes para fazer esse controle diário é através do boletim de caixa. Ele se parece com um extrato bancário – na verdade ele é um extrato do seu caixa – e deve conter as seguintes informações: data (para registrar, naturalmente, o dia, mês e ano a que corresponde aquele movimento); histórico (onde se registra o tipo da operação realizada); os valores relativos a recebimentos; saídas (osvalores dos pagamentos feitos naquele dia); saldo anterior (transposto no boletim de caixa de véspera); e saldo atual (onde, ao final do dia, registra-se a diferença entre as entradas e as saídas, acrescido do saldo anterior).
Periodicamente – normalmente no final de cada mês ou a cada três meses, as informações desses boletins devem ser condensadas num único formulário, que será o demonstrativodas operações financeiras realizadas pela empresa naquele período.

CONTROLE INDIVIDUAL

Além do boletim de caixa, um empresário rural zeloso da gerência de seu negócio deve fazer diariamente ainda, o controle individual de suas contas. É recomendável ter também para isso formulário próprio, um para cada tipo de conta. Você pode manter este controle em fichas, uma para cada conta que vocêprecisa acompanhar. Nelas, você, vai fazendo os lançamentos à medida que for efetuando o pagamento ou recebendo o que lhe é devido. Registre o dia do lançamento e o valor. Essas fichas vão ser muito úteis para fornecer ao empresário, ao final de um determinado período, elementos para analisar cada uma das contas.
Com essas informações, ele poderá formar uma visão critica do movimentofinanceiro da empresa e de seu fluxo de caixa. Ele poderá identificar, por exemplo, o cliente bom e o mau pagador, o período do mês de maior ingresso de dinheiro ou as datas de concentração de pagamentos ou recebimentos. Certamente isso lhe ajudará a traçar estratégias de administração.
As contas mais comuns dos estabelecimentos rurais, que merecem o controle individual, são as seguintes:
•...
tracking img