Construtivismo social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1671 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONSTRUTIVISMO SOCIAL

Introdução

Uma área de interesse entre historiadores, filósofos, e sociólogos da ciência é a extensão na quais teorias científicas são moldadas por seus contextos políticos e sociais. Esse conceito é usualmente conhecido construtivismo social. O construtivismo social é em um sentido uma extensão do instrumentalismo que incorpora os aspectos sociais da ciência. Em suaforma mais forte, vê a ciência como um mero discurso entre cientistas, com o fato objetivo desempenhando pouco papel. Uma forma mais fraca da posição construtivista pode defender que fatores sociais desempenhando um grande papel na aceitação de novas teorias científicas. Construtivismo é uma das correntes teóricas empenhadas em explicar como a inteligência humana, se desenvolve partindo doprincípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio. É uma abordagem da sociologia que se resume essencialmente em um conjunto de pressupostos filosóficos e diretrizes políticas a serem aplicadas à disciplina da sociologia do conhecimento, é em um sentido uma extensão do instrumentalismo que incorpora os aspectos sociais da ciência.

Osociológico Karl Mannheim, pioneiro da disciplina que defendia a tese de que a distinção entre conhecimento e crença pessoal é meramente o endosso coletivo dado as crenças do primeiro tipo. No entanto, não cedeu à tentação do sociologismo, uma vez que acreditava que forças sociais determinavam toda ideação humana, exceto os conceitos físicos e matemáticos (MANNHEIM, 1971). Ou seja, que toda ideaçãohumana é causada socialmente, portanto, deve ser objeto da sociologia. Para o construtivismo social o fato de instituições serem construídas socialmente e terem realidade independente de nossa vontade particular. A reivindicação principal de Berger e Luckmann (1973). É a de que a “realidade” é construída socialmente. Define ‘realidade’ como a qualidade pertencente a fenômenos que reconhecemos terum ser independente de nossa própria volição, e o conhecimento como a certeza de que os fenômenos são reais e possuem características específicas. É uma análise, portanto, não do conhecimento, mas de suas representações sociais, das concepções de conhecimento construídas pelo homem comum, independentemente de sua adequação à realidade, e como uma abordagem filosófica sobre a sociologia que seapresenta como programa de pesquisa empírica, tendo como essência a tese de que as crenças científicas têm causas sociais.
Segundo Berger e Luckmann (2001) a relação entre o homem (produtor) e o mundo social (produto dele) é, e permanece sendo, uma relação dialética; ou seja, o homem (evidentemente não o homem isolado, mas em coletividade) e o seu mundo social atuam reciprocamente um sobre ooutro. O produto reage sobre o produtor. A exteriorização e a retificação são momentos de um processo dialético continuo acompanhado pela interiorização, pela qual o mundo social objetivado é recolocado na consciência, durante a socialização. O que foi construído como realidade – construída pelo próprio intersubjetivo social – se apresenta simplesmente como realidade. Essa realidade é a sua própriasuperação inscrevem – se além do observável ou discutível pelos sujeitos depois de tê-la instituído, agora vivem a realidade dotada de legalidade própria. Reedificada, a realidade socialmente produzida requer ser coberta por um segundo manto de verdade. As legitimações – desde a afirmação da verdade de uma máxima até os grandes relatos que trazem os universos simbólicos (religiosos, e políticosetc.) – constituem uma escritura de segunda ordem que qualifica a realidade como justa ou boa (Canales, 1996).
Talvez a tese mais característica do construtivismo social seja a da simetria. Esta consiste na crença, expressa originalmente na obra referência de Barry Barnes (1974), de que os sociólogos devem tratar e investigar todas as crenças sobre a natureza e a sociedade da mesma forma,...
tracking img