angola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1037 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Construtivismo é uma das correntes teóricas empenhadas em explicar como a inteligência humana se desenvolve partindo do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio.
A ideia é que o homem não nasce inteligente, mas também não é passivo sob a influência do meio, isto é, ele responde aos estímulos externos agindo sobre eles paraconstruir e organizar o seu próprio conhecimento, de forma cada vez mais elaborada.
A palavra construtivismo se refere a uma série de correntes de pensamento em diferentes áreas do conhecimento (cada uma delas não tem necessariamente relação com as outras):
Na educação, o Construtivismo é uma teoria a respeito do aprendizado.
Na filosofia, o Construtivismo é uma corrente surgida como uma críticaao realismo medieval e ao racionalismo clássico.
Na matemática, ver construtivismo matemático.
Na história da arte, design gráfico, desenho industrial e da arquitetura, o Construtivismo foi um movimento estético instaurado na Rússia de 1914, que negava a arte pura e assimilava influências da indústria.
O construtivismo também é uma corrente de pensamento nas ciências políticas e na teoria dasrelações internacionais.


"Construtivismo significa isto: a idéia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado. Ele se constitui pela interação do indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais; e se constitui por força de sua ação e não por qualquerdotação prévia, na bagagem hereditária ou no meio, de tal modo que podemos afirmar que antes da ação não há psiquismo nem consciência e, muito menos, pensamento." 

"Entendemos que construtivismo na Educação poderá ser a forma teórica ampla que reúna as várias tendências atuais do pensamento educacional. Tendências que têm em comum a insatisfação com um sistema educacional que teima (ideologia) emcontinuar essa forma particular de transmissão que é a Escola, que consiste em fazer repetir, recitar, aprender, ensinar o que já está pronto, em vez de fazer agir, operar, criar, construir a partir da realidade vivida por alunos e professores, isto é, pela sociedade – a próxima e, aos poucos, as distantes. A Educação deve ser um processo de construção de conhecimento ao qual ocorrem, em condiçãode complementaridade, por um lado, os alunos e professores e, por outro, os problemas sociais atuais e o conhecimento já construído (‘acervo cultural da Humanidade’)." 

"Construtivismo, segundo pensamos, é esta forma de conceber o conhecimento: sua gênese e seu desenvolvimento – e, por conseqüência, um novo modo de ver o universo, a vida e o mundo das relações sociais."


Construtivismo éuma das correntes teóricas empenhadas em explicar como a inteligência humana se desenvolve partindo do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio. 


Importancia do contrutivismo
A importância do construtivismo é melhor compreendida na comparação com a oposta e mais tradicional abordagem em epistemologia ou ciência cognitiva,a qual vê o conhecimento como uma reflexão passiva da realidade objetiva externa, que implica um processo de "instrução": em função de obter uma imagem da realidade, o sujeito deve receber, de alguma forma, informação do ambiente que deve ser por exemplo, "instrutivo". Uma visão simples é que os sentidos humanos trabalham igual a uma câmara que somente projeta uma imagem do mundo "real" para amente, e usa essa imagem como uma espécie de mapa, que codifica em um formato ligeiramente diferente da estrutura objetiva externa. Tal visão envolve uma série de problemas conceituais, principalmente por que ignora a infinita complexidade do mundo. Mais ainda, observações detalhadas revelaram que, em todos os casos práticos, a cognição não trabalha dessa forma. Isto é, parece que o sujeito está...
tracking img