Construindo a cidadania com a agricultura e produção de alimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1569 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF
Programa de Educação Fiscal de Alagoas – PEF/AL
Curso de Disseminadores de Educação Fiscal – DEF
PETI- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
Piranhas- Alagoas
10/06/12

TEMA: Construindo a Cidadania com a Agricultura e Produção de Alimentos

Responsável pela elaboração do Projeto:
Tereza Nelma de Oliveira Rio
Tutor (a): Aline IsmarTimóteo da Silva
Turma: AL / 1 – 10//06/12

Projeto apresentado no Curso de Formação de Disseminadores de Educação Fiscal, no primeiro semestre de 2012.

Piranhas- al

10/06/12

INTRODUÇÃO

A produção dos alimentos considera a fertilidade do agro ecossistema, de modo que o foco esteja em todas as etapas do sistema produtivo e não apenas no solo. Beneficiando a todos os quedele se utilizarem. Por isso o consumidor deve estar atento à origem do alimento que consome, assim como as formas de preparação durante a sua produção. Deve considerar após as orientações a qualidade e pureza dos alimentos consumidos e a sua sustentabilidade- sócio ecológico.



OBJETIVOS

Objetivo Geral:
* Conscientizar a população para os cuidados necessários com o meio ambiente,produção de alimentos e construção cidadã.

Objetivos Específicos:
* Promover atividades de campo simplificando assim a conscientização da população;
* Socializar alunos, orientadores e facilitadores de oficinas no respeito ao próximo e ao meio ambiente;
* Construir técnicas de aprendizagens sócio educativas, promovendo a atenção e os cuidados para com a terra;
* Preservar avida, a saúde, a segurança e a dignidade de todos.



I. TÍTULO DO PROJETO: Educação Ambiental
Construindo a Cidadania com a Agricultura e Produção de Alimentos
II. PÚBLICO ALVO: alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental
III. RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO DO PROJETO: Orientadores, Coordenadores, Apoio Administrativo da Assistência Social, Secretária de Assistência Social,alunos e Comunidade.
IV. LOCAL DE Apresentação Conscientização e Orientação para a Execução do Projeto: PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil- Piranhas Alagoas



V. JUSTIFICATIVA

Este Projeto tem como objetivo a conscientização e intervenção de todos os envolvidos, sensibilizando a todos sobre o grande problema que estamos enfrentando, a destruição do nosso ecossistema e areconstrução do mesmo através do plantio de sementes para o sustento das famílias envolvidas com o programa.
O Projeto Educação Ambiental no PETI- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil de Piranhas, busca resgatar os valores éticos e o compromisso de todos na reconstrução do Meio Ambiente, procurando devolver aos seus usuários a autoestima bem como envolve-los em atividadesgrupais socializando-os , incentivando-os no respeito ao próximo e ao meio ambiente, estabelecendo uma noção sobre um meio sustentável para a sobrevivência daqueles que tiram seu sustento da terra. Orientando-os desde o cuidado com o solo, o plantio das sementes até a colheita e utilização dos alimentos. O Projeto também desenvolve um trabalho de harmonia entre homem e natureza, buscandoprepará-lo para os cuidados necessários com o solo, alimentos, distribuição e utilização desses alimentos, o aproveitamento dos restos de alimentos, da coleta do lixo, visando estimular os cuidados com o meio ambiente e com todos que dele dependem. Orientando também sobre a produção, comercialização dos produtos e disseminação dos conceitos de Agro - ecologia, com ganhos sociais e ambientais,melhorando a qualidade de vida dos envolvidos que tirarão da natureza somente o essencial para seu sustento sem prejudicá-la. O despertar da cidadania se faz através da conscientização de suas ações e responsabilidades na construção de valores coletivos, na erradicação do trabalho infantil e no processo infanto/ juvenil para os cuidados com o meio ambiente, promovendo a sustentabilidade e o exercício da...
tracking img