Pacientes traqueostomizados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1082 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

A palavra traqueostomia tem origem grega e significa abertura da traquéia. O vocábulo traqueostomia define uma abertura na traquéia que mantém comunicação com o exterior, geralmente, por meio de uma cânula. A traqueostomia cervical aberta é um dos procedimentos cirúrgicos mais antigos. Ilustrações sobre procedimento foram encontradas em papiros egípcios que remontam a 3500 a.C.Entretanto, o pouco conhecimento de anatomia e os maus resultados levavam a sua realização exclusivamente em pacientes graves. Somente em 1546 o médico italiano Antonio Musa Brasavola realizou com sucesso a primeira traqueostomia documentada em um paciente com “abscesso na garganta” que felizmente sobreviveu (MARSICO, 2010).
A traqueostomia consiste em uma intervenção cirúrgica que é realizadana região supra-hióidea, precisamente no 5º anel traqueal, para favorecer uma comunicação externa com o ambiente. Sua finalidade é de promover uma via aérea artificial, podendo ser realizada em situação de urgência ou planejada, de forma temporária ou permanente. (CARVALHEIRA, 2004).
As vantagens trazidas pela cirurgia são de facilitar a aspiração de secreções, favorecendo melhor conforto emobilização dos pacientes, diminuindo o esforço respiratório e a resistência na via aérea, alimentação por via oral e o desmame da ventilação mecânica com mais facilidade (MARSICO, 2010).
Esta cirurgia é um procedimento freqüentemente realizado em pacientes que necessitam de ventilação mecânica prolongada. Nestes pacientes a traqueostomia apresenta diversas vantagens quando comparada ao tuboorotraqueal, como já citadas anteriormente.
Para FRAGA (2008), esta intervenção é uma cirurgia com poucas contraindicações, dentre elas destaca-se a presença de carcinoma laríngeo
,em que a manipulação do tumor durante a traqueostomia pode levar a uma incidência aumentada de recorrência tumoral na região do estoma, optando-se então por uma cirurgia definitiva, como a laringectomia, desde que oestadiamento da neoplasia permita tal procedimento.
O tema escolhido foi pesquisado pela necessidade de ampliação da gama de conhecimento sobre a temática traqueostomia para a área de enfermagem, para que as contribuições através de rotinas e cuidados sejam significativas para a recuperação e elevação da autoestima dos pacientes e dos seus familiares.
Também por necessidade de aprendizado detécnicas e rotinas para minimizar riscos de infecções hospitalares, reinternações de pacientes em uso de traqueostomia, agravos, complicações e intercorrências provenientes de cuidados inadequados.
Ressaltando ainda o fato de que no nosso cotidiano como enfermeiros, há uma necessidade de atrelarmos mais conhecimento aos já existentes.
Sabe-se, no entanto, que a técnica cirúrgica e cuidadosinapropriados podem levar a alterações no estoma traqueal. Dessa forma, uma cirurgia eletiva ou mesmo de urgência que vise prevenir uma complicação laríngea acaba por se tornar o sítio de uma nova complicação no estoma, que não existiria. Daí surge à necessidade da equipe de enfermagem estar plenamente informada das técnicas, procedimentos e cuidados apropriados (LIMA, 2009).
Segundo LIMA (2009),vários fatores têm sido admitidos como de risco para o desenvolvimento de lesões na via aérea, tais como infecção, pressão elevada do balonete e do próprio tubo, choque hemodinâmico e até se a técnica utilizada não for adequada. Então para a equipe de enfermagem competem alguns detalhes técnicos nos cuidados de cada paciente de forma individualizada para minimizar riscos potenciais permanentes,assim como incidência de agravos no estoma traqueal e nas vias aéreas de pacientes traqueostomizados.
Em relação aos pacientes cirúrgicos, uma das competências da equipe de enfermagem é o repasse de informações precisas e claras acerca do procedimento ao qual será submetido, com a finalidade de aliviar tensões e dúvidas e adquirir confiança do profissional ali presente, bem como, permitir sua...
tracking img