Pesticidas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1989 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A população mundial encontra-se em processo de crescimento muito acelerado e este fato traz consigo vários problemas, sendo que entre eles está a questão da produção alimentícia que precisa ser cada vez mais intensa para suprir esta demanda, mas essa produção alimentícia para ser efetuada necessita de alguns meios que pode prejudicar outros aspectos da vida dos seres e o ambienteem que vivem.
De acordo com Miller (2007) para alimentar 8,9 bilhões de pessoas, número previsto para até 2050, deve-se produzir e distribuir mais alimento do que já foi produzido desde o início da agricultura há 10 mil anos e fazê-lo de forma sustentável.
Essa grande produção alimentícia requer meios como o uso de grandes extensões de terra, o uso de máquinas e equipamentos e o uso de produtosquímicos, agrotóxicos e/ou fertilizantes, que irão garantir essa produção tanto pelo maior uso das terras quanto pelo serviço de controle de pragas.
Segundo Luft (2003), pragas são insetos ou doenças que atacam as plantas ou animais, são seres que importunam e segundo Miller (2007) as pragas são qualquer espécie que dispute conosco alimento, espalhe doenças, invada ecossistemas.
Para fazer ocontrole das pragas foram desenvolvidas várias substâncias químicas, os agrotóxicos ou pesticidas, sendo que os tipos mais comum são os inseticidas que são eliminadores de insetos, os herbicidas que são eliminadores de ervas daninha, fungicidas que são eliminadores de fungos e os rodenticidas, eliminadores de roedores.
O uso desses produtos químicos tem aumentado muito a produção, mas o seu usoindiscriminado e sem os devidos cuidados, acarretam muitos problemas tanto ambientais quanto para a saúde de animais e do próprio homem.
Os pesticidas ou praguicidas são todas as substâncias ou misturas que têm como objetivo impedir, destruir, repelir ou mitigar qualquer praga. Um pesticida pode ser uma substância química ou um agente biológico (tal como um vírus ou bactéria) que é lançada deencontro com as pragas que estiverem destruindo uma plantação, disseminando doenças, incomodando pessoas, etc. É utilizada em diversas formas de seres vivos, tais como: insetos, erva daninha, moluscos, pássaros, mamíferos, peixes, nematelmintos e micróbios. Não são necessariamente venenos, porém quase sempre são tóxicos ao ser humano e etc.



Breve contexto histórico

Os seres humanos têmusado pesticidas para impedir danos a suas colheitas desde aproximadamente 500 a.C.. O primeiro pesticida conhecido foi o enxofre. Por volta do Século XV, começaram a serem utilizados elementos químicos tóxicos como o arsênio e o mercúrio no combate a pragas em colheitas. No Século XVII, o sulfato de nicotina foi extraído das folhas de tabaco para ser usado como pesticida. Já no Século XIX, viu-se aintrodução de dois novos pesticidas: um derivado do Chrysanthemum cinerariaefolium da família asteraceae, e o rotenone que é derivado de raízes de legumes tropicais.
Em 1939, Paul Müller descobriu que o DDT (dicloro-difenil-tricloroetano) era um inseticida muito eficaz. Transformou-se rapidamente no pesticida mais usado no mundo. Entretanto, na década de 1960, descobriu-se que o DDT provocavadanos à saúde de diversas espécias de aves, prejudicando sua reprodução e oferecendo grandes riscos para biodiversidade. Rachel Carson escreveu o livro best-seller Silent spring que criticava e alertava para o uso deste pesticida.
Atualmente, o DDT é proibido em pelo menos 86 países. No entanto, ele continua sendo usado em algumas nações no combate à malária e outras doenças tropicais, matandomosquitos e outros insetos transmissores.
O uso de pesticidas dobrou desde a década de 1950, e cerca de 2,5 milhões de toneladas de pesticidas industriais são usadas agora todos os anos.

Tipos de pesticidas
Os acaricidas são pesticidas usados no extermínio dos ácaros.



Os bactericidas são antibióticos que destroem a parede bacteriana, eliminando a bactéria. Outro antibiótico conhecido...
tracking img