Sono normal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (446 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SONO NORMAL

O sono está associado com uma variedade de alterações fisiológicas, incluindo respiração, tônus muscular, temperatura, secreção hormonal e pressão sanguínea.
O sono é umestado regular, recorrente e facilmente reversível do organismo, caracterizado por uma relativa quietude e grande elevação no limiar de resposta a estímulos externos, em relação com estado de vigília.Recentes avanços nas pesquisas sobre o sono demonstram que alguns transtornos mentais estão associados com alterações características na fisiologia do sono (Compêndio de Psiquiatria, pag. 657).PADRÕES NORMAIS DE SONO


O sono é formado por dois estados fisiológicos: sono de movimentos oculares não rápidos (NREM) e sono de movimentos oculares rápidos (REM). O sono NREM écomposto dos estágios 1 a 4.
Estágio 1: Começa com uma sonolência, dura aproximadamente cinco minutos, então a pessoa adormece. É caracterizado por um EEG semelhante ao do estado de vigília.Estágio 2: Caracteriza-se por a pessoa já dormir, porém não profundamente. Dura cerca de cinco a quinze minutos. Nessa fase, os despertares por estimulação táctil, fala ou movimentos corporais são maisdifíceis do que no anterior. Aqui a atividade onírica já pode surgir sob a forma de sonho com uma história integrada.
Estágio 3: Nessa fase, os estímulos necessários para acordar são maiores.Do estágio 3 para o estágio 4, há uma progressão da dificuldade de despertar. Esse estágio tem a duração de cerca de quinze a vinte minutos.
Estágio 4: São quarenta minutos de sono profundo. Émuito difícil acordar alguém nessa fase de sono. Depois, a pessoa retorna ao terceiro estágio (por cinco minutos) e ao segundo estágio (por mais quinze minutos). Entra, então, no sono REM.
Osono REM caracteriza-se por uma intensa atividade registrada no eletroencefalograma, seguida por flacidez e paralisia funcional dos músculos esqueléticos. Nesta fase, a atividade cerebral é semelhante...
tracking img