fiolosifia humana

2017 palavras 9 páginas
RESUMO
O sono desempenha papel vital no organismo humano, sendo que as funções cerebrais e orgânicas são por ele influenciadas, no desempenho cognitivo são diversas as alterações relacionadas aos prejuízos do distúrbio do sono.
Palavras Chave: Funções; Alterações; Distúrbio
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Há tempos a ciência busca explicar o funcionamento fisiológico dos processos do sono e da vigília. estudos atuais mostram que distintos mecanismos que são responsáveis por promover o despertar ou sono conforme será descrito em nosso distinto trabalho, onde buscamos esclarecer através de amplas pesquisas os primordiais aspectos do sono - vigília, definição Ritmicidade biológica, funções neurológicas, alterações cognitivas, etapas, alternâncias rítmica e distúrbios.
O Ciclo sono- vigília é para a espécie humana um importante marcador biológico, estudos mostram que diferentes mecanismos são capazes de promover o sono ou o despertar, pois são varias as áreas encefálicas que cuidam de ativar ou manter ou inibir os estados de sono ou vigília.
Alguns aspectos em relação ao sono:
O ser humano apresenta ciclos de sono em média de 90 minutos; cada ciclo se inicia com um sono leve indo para o sono mais profundo. Retorna ao sono leve e termina com um sonho (estágio Rem). Num tempo de sono, o indivíduo passa 20% em sono profundo; 30% sonhando e 50% em sono leve.
Adormecido o indivíduo passa por estágios 1,2,3,4 de sono não Rem e ao final, atinge o sono Rem, esses ciclos repetem geralmente cinco vezes durante o sono noturno.
O sono tem função restauradora neurológica . ( REIMÃO , Rubens , 2000, p.194).
Estágio do sono desempenhadas
Sono de ondas lentas a) crescimento e maturação telencefálica b)Reativação da rede hipocampal cujas sinapses sofreram influência no período de vigília c) Remodelamento da Memória : transferência e

Relacionados