Samuka

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO PRODUTIVO COMUNITÁRIO – tipo “MANDALA”
“Produção de Alimento a Baixo Custo”

SUMÁRIO

1. Apresentação
2. Retrospectiva sobre a origem do Projeto Mandala
3. Informações básicas sobre o Projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável
4. Justificativa
4.1 Diagnóstico do Assentamento São João
4.2 4.1.1 Em relação à população
4.1.2. Em relação à moradia
4.1.3. Em relação àsescolas
4.1.4. Em relação à saúde
4.1.5. Em relação à ocupação e geração de renda
5. Objetivo Geral
5.1 Objetivos Específicos
6. Metas
7. Objetivos Específicos
8. Metodologia
7.1. Mobilização e organização das famílias
7.2. Passos para instalação do Projeto Mandala Produtivo Comunitário
9. Negociação com parceiros potenciais
10. Aspectos e forma de comercialização dos produtos excedentes11. Proposta de divisão e realização de tarefas
12. Cronograma de implantação do Projeto
13. Orçamento
14. Fotos do Projeto

1 - APRESENTAÇÃO

O Estado do Tocantins dispõe de uma economia em processo de consolidação, porém alguns municípios apresentam baixo índice de desenvolvimento humano - IDH, o que leva o Governo do Estado a desempenhar um papel preponderante no processo dedesenvolvimento.
A necessidade de promovermos ações que levem ao desenvolvimento Social, Ambiental e Econômico das comunidades propiciou à apresentação deste para instalação de um projeto produtivo comunitário tipo “Mandala,” ( horta circular ) os quais haverão de promover o resgate da cidadania, através da produção de alimento saudável a baixo custo é o que tem apresentado bons resultados com as unidadesinstaladas no estado.
Portanto este projeto, com área de abrangência as regiões sudeste, jalapão, nordeste e bico do papagaio torna-se de suma importância para o desenvolvimento do agricultor familiar, resultando em crescente aumento da geração de renda, o que interferirá, de forma benéfica, no desenvolvimento das comunidades.

2. RETROSPECTIVA SOBRE A ORIGEM DO PROJETO MANDALA

O ProjetoMandala, de Tecnologia Social, foi criado no Estado da Paraíba, pelo Administrador de Empresas e Consultor em Desenvolvimento Local do SEBRAE-PB, Sr. Willy Pessoa, coordenador da Agência Mandala – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, sediada em João Pessoa – PB.
A Agência Mandala – DSHA (Desenvolvimento Holístico e Sistêmico Ambiental) administrada por Willy Pessoa, detém atecnologia, presta assistência técnica e desenvolve capacitação para multiplicadores e disseminadores do Projeto Mandala no país.
Os instrumentos de mobilização utilizados pelo Projeto Mandala são os seguintes: (i) informação; (ii) organização; (iii) água e (iv) alimento. Dessa forma, a(s) família(s) envolvidas e beneficiadas, podem tirar do projeto o alimento diário para o seu sustento, ecomercializar o excedente da produção no mercado local (em residências, feiras coberta, mercearias e até supermercado).
Por ser um projeto de resgate da cidadania, produção de alimento a baixo custo e que eleva a auto-estima do homem rural que vive da agricultura de subsistência, o Projeto Mandala tem apresentado resultados extraordinários.
Outro fato importante é que o projeto já extrapolou asfronteiras do Estado da Paraíba, e hoje encontra-se instalado em 13 (treze) estados brasileiros, totalizando 70 municípios, com mais de uma centena de unidades de produção instaladas, produzindo alimentos orgânicos saudáveis, postos de trabalho e renda para os envolvidos.
O Projeto Mandala consta de um modelo inovador de irrigação, que distribui água uniformemente para diferentes plantações e criações. Airrigação é distribuída em forma de círculos concêntricos, com várias culturas integradas, possuindo um custo inferior à irrigação tradicional. Sua utilização se dá preferencialmente em localidades com poucos recursos hídricos.
As famílias podem criar e plantar nos círculos concêntricos (também chamados de anéis concêntricos) peixes, patos , marrecos, frangos, hortaliças, plantas medicinais,...
tracking img