Lei descumprida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (290 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Lei descumprida

É lamentável chegar a uma avaliação insatisfatória sobre as representações dos personagens afro-brasileiros, na literatura infanto-juvenil.
Embora a lei 10.639/03, esteja emvigor, observando e pesquisando em escolas, percebo que, a inserção dessa cultura, é muitas vezes, omitida, ou tratada, em algumas escolas, durantes duas a três vezes, durante todo o ano escolar. Cabementão, alguns questionamentos: A direção escolar está tomando providências para que se cumpra essa lei, em sua íntegra? Se não o está fazendo, por quais razões seriam? Comodidade, pois isso requerfiscalização constante e atrito com os professores, que teriam que reprogramar todos os seus planos de aula, muitas vezes, ultrapassados, que vem sido repassados, ano, após ano?
Enfim, essa questãointerrogativa, é apenas a ponta do “iceberg”. São muitos os questionamentos de, porque a inclusão dos personagens afro-brasileiros, é tão penosa, em se tratando de o professor tomar a iniciativa deaplicá-la, sendo esta, ignorada por esses, desrespeitada por grande parte deles e, camuflada pela maioria.
Através de pesquisas, descobri que os conteúdos escolares estão estagnados e, inserir algo,que, mesmo sendo garantido por lei, não é considerado possível, nem por professores, nem pelas direções, e definitivamente, não está acontecendo.
As direções escolares e professores, não abrem mão decumprir seus conteúdos e, acrescentar algo extra, está fora de cogitação. O que se faz, então, é colocar casualmente, algumas vezes durante o ano letivo, materiais informativos sobre esse assunto,lembrar do dia 20 de novembro, fazer uma breve reflexão e só. Essa lei, não é cumprida e a maioria de pais e alunos, nem sabe de sua existência, talvez, por isso, o descaso das escolas e o nãocumprimento da mesma.
Professores comprometidos com esse tema precisam espremer seus conteúdos, para poderem inseri-lo, tudo isso porque a lei existe, mas não existe fiscalização para que se faça...
tracking img