Direito e moral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1524 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Nossa Cidade
Curso: Direito
Turma 1°A Período: Noturno
Elaine Pereira da Silva

Direito e Moral

Carapicuíba – SP
Outubro/2012

Elaine Pereira da Silva

Direito e Moral
As normas morais como normas sociais;
A moral como regulamento da conduta interior;
A moral como ordem positiva sem caráter coercitivo;

Trabalho sobre a importância das Normas de direito e Normas de moral,apresentada Na disciplina Introdução ao estudo de Direito, do curso de Direito, Livro usado Teoria Pura do Direito do autor: Hans Kelsen, Sob.
Orientação do Professor: Uilemberguem Oliveira.

Carapicuíba - SP
Outubro/2012

Direito
A palavra “direito’’ se origina do latim directum, significando aquilo que é reto, o direito são as regras estabelecidasdevido a existência da sociedade, ou seja é a lei escrita e ele pode ser o direito natural que é o direito que nasce com o ser é inerente ao ser humano , pode ser o direito objetivo que são as leis estabelecidas para regulamentar o comportamento do ser humano e também temos o direito subjetivo que é o direito escrito porem não tem sanção imediata do Estado somente se um ser humano desejarrequerer o direito a qual tem.
Direito é um sistema criado pelo ser humano, para estabelecer harmonia na vida em sociedade, regras de convívio pela qual se não tivéssemos ficaria muito difícil a vida em sociedade, ele vem estabelecer a paz entre a sociedade e garantir que os nossos direitos sejam respeitados e cumpridos assim também como as obrigações.
O direito nasceu junto com o homem que, pornatureza é um ser que fará parte da sociedade, as normas de direito vem assegurar os nossos direitos e obrigações na vida em sociedade ele é um equilíbrio para todos.
Moral
A palavra moral é derivada do latim Morale que significa relativo aos costumes, é o conjunto de regras, costumes e definições a respeito de comportamentos e condutas dentro de uma sociedade, ela é o senso ou consciência que cadaser deve ter dentro de si, como por exemplo, distinguir o que é certo e o que é errado. O termo moral deve predominar na conduta do ser humano tanto na vida individual como na vida em sociedade, moral para o direito é um conjunto de regras de convívio que não estão na lei, elas existem apenas nos costumes que uma sociedade adere , seja moral é o conjunto de regras, mas são regras não jurídicas masque complementam a lei positivada, como por exemplo a fila não é uma lei jurídica porem todos dentro de uma sociedade sabem que devem respeitar, caso não respeitemos sofreremos uma sanção moral das demais pessoas da sociedade que tem este costume e respeitam esta regra. Imaginemos uma sociedade sem essas regras morais, com certeza seria um caos também, por isso as normas morais complementam eajudar no regulamento do comportamento de um ser humano.
Direito e Moral
O direito e a moral andam lado a lado, pois os dois funcionam como um conjunto de normas que vem regular e organizar a vida em sociedade, solucionando as lides entre os indivíduos ou até mesmo entre os Estados. Sabemos que a moral é um ramo das ciências sociais que também se preocupa com as normas reguladoras da vida social,sabemos também que nem sempre é fácil diferenciar as normas jurídicas das normas morais, pois em face elas têm muitas semelhanças e aspectos, ambas são normas que valorizam o respeito à vida, a liberdade, integridade física e psicológica, e também respeita o lado espiritual do ser humano, a principal é a igualdade de diretos entre todos os indivíduos.
As normas do direito são leis positivadas, decaráter obrigatório imposto pelos poderes competentes de uma sociedade, e quando estas normas são descumpridas, se dá o direito de sanções para coagir e reprimir os homens a novos atos da mesma natureza, ou seja, funciona como uma espécie de advertência a atos que podemos e não podemos praticar.
Já a norma moral, se descumprida não é passível de sanção do Estado, mas podem ocasionar sentimento de...
tracking img