Construindo uma parceria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1247 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE É PARCERIA?
Ser parceiro é estar comprometido com a satisfação das necessidades do outro. Há necessidade de uma constante comunicação e, por conseguinte a possibilidade de um crescimento e um desenvolvimento mútuo.

Princípios Fundamentais
Como diz o Geraldo Vandré: Quem sabe faz a hora não espera acontecer, é chegado o momento de fazer com que a parceria escolhida se transforme numcasamento perfeito. É óbvio que não existe um modelo, uma receita de bolo para isso, porém, existem algumas lições aprendidas que se observadas garantirão a satisfação das partes. Temos certeza de que quando as partes estão satisfeitas, a probabilidade de dar errado é mínima. São as seguintes as lições aprendidas:


Honestidade – O primeiro passo para que qualquer parceria dê resultado é existirhonestidade entre as partes. Creio ser a honestidade um dos fatores mais importantes para a realização de parcerias. Isso pode ser observado pelo comentário de M. Hanan: Não estabeleça uma parceria somente por considerar ser essa a única forma de um grande parceiro fazer um investimento. Esteja seguro de que a lógica está correta e de que tudo mais está às claras, sem mistérios.

Oportunidade – É preciso que as duas partes analisem as oportunidades e os problemas do mercado atual e potencial. Se não existirem vantagens reais, é preferível não concretizar a parceria.

 

Custo – Analise quanto custará a parceria e lembre-se que não é só dinheiro. Negociação – Negocie sempre com o parceiro. Uma relação de parceria deve ser de ganha-ganha / perde-perde, jamais nós contra eles.

Relacionamento – O sucesso desse tipo de relacionamento comercial está sentado numa palavra: verdade. Portanto, não só valorize o negócio esquecendo-se das pessoas. Para isso trate as pessoas, tanto do seu parceiro como de sua empresa, como clientes.



Treinamento – Treine todos da empresa. Pesquisas indicam que 80% dos erros, enganos e omissões são por falta de treinamento da equipee, só existe um responsável por isso: o líder do processo.



Lealdade – Seja extremamente leal com o parceiro. Quando as vantagens da parceria não mais se justificarem, seja leal e termine com ela. Não importa o que rege o contrato, quando não há mais interesse de ambas as partes, é chegada a hora de renegociar.

Estratégia na criação da parceria
São 4 estágios em 8 fases: Identificação;Avaliação, Negociação e Implementação . Fase 1 – Definir objetivos
o

Definir o que se pretende com a aliança - gerar mais valor para a empresa do que conseguiria sozinha; ter acesso a recursos que a parceira possa disponibilizar; preencher lacunas na capacidade de produção, etc.

o

Os objetivos podem mudar conforme evolua o ciclo de vida e a estratégia da empresa.

o

Nesta fase, nãoserá necessária uma avaliação muito rigorosa das motivações e dos objetivos para constituir uma aliança. Fase 2 – Escolher parceiros

o o

Identificar, escolher e fazer o primeiro contacto com os potenciais parceiros . Assumir posição proativa, que permita sondar quais os parceiros ideais, estudar seus pontos fortes e fracos e as opções que cada um deles tem para oferecer.


Um fatoressencial nesta análise é o histórico de alianças estratégicas dos potenciais parceiros.

 

Os gestores deverão definir os benefícios para todas as partes. Antecipar as necessidades ajuda a criar confiança mútua e uma base sólida para negociações futuras.

o

Analisar a situação do ponto de vista do parceiro poderá ajudar a empresa a manter a negociação em aberto se surgirem dificuldades. Fase 3 – Definir obrigações e direitos
o  

Definir o que cada um dos parceiros tem a ganhar ou oferecer: Apurar as qualificações dos parceiros que poderão ser favoráveis a aliança. Definir o que cada parceiro poderá oferecer e qual será a participação de cada um deles (quer em participação no capital, quer em participação operacional).


Prever as vantagens potenciais desta aliança...
tracking img