Consenso de washington

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (495 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As reformas dos Estados Nacionais da América Latina, em conseqüência das políticas do Consenso de Washington, implicaram na adoção de programas de ajustes estruturais, como as Reformas Administrativae Previdenciária, que exigiram um rigoroso esforço de equilíbrio fiscal (austeridade fiscal ao máximo), as privatizações, a redefinição do papel do Estado na economia, causaram, ao contrário do queos defensores de tais políticas alardeavam, recessão econômica, ingresso do capital externo, desemprego, aumento do trabalho informal, conflitos sociais, crise de modelos políticos tradicionais,flexibilização dos direitos trabalhistas, precariedade e, o mesmo desmonte dos sistemas de seguridade social, de saúde e de educação.
Dentre as principais conseqüências das políticas neoliberais aplicadasem nosso país, destaca-se o alto índice do desemprego.
Outra conseqüência foi o elevado aumento das dividas externa e interna. A dívida externa total, em 31 dezembro 1994, contabilizavaaproximadamente 148 bilhões de dólares. Só com o pagamento de juros e amortização da dívida externa entre dezembro/94 a dezembro de 1999 (período do governo FHC), foram 195 bilhões de dólares (75 de juros e 120de amortização). Em dezembro/99, a soma total da dívida já era de 234 bilhões de dólares. A dívida externa está dividida aproximadamente em 40% (100 bilhões de dólares de dívida pública dos governos) e60% de empresas privadas (nacionais e transnacionais)[19]. Os lucros da dívida vão parar diretamente nos EUA, Japão, Alemanha, França, Inglaterra, Suíça, Canadá e Holanda, e também nos credoresprivados, como os grandes bancos comerciais e os credores como o FMI e o Banco Mundial (BID),que com certeza devem apreciar, e muito, a inabilidade dos nossos representantes econômicos, que seguem"religiosamente" a cartilha imposta, não interessando as reais necessidades do povo brasileiro
Outra conseqüência das políticas neoliberais é o avanço das multinacionais, nos países periféricos, ou seja,...
tracking img