Amazonia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (643 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é a Amazônia?

A Amazônia é uma imensa região natural, individualizada por elementos da natureza, como o clima, a vegetação, a hidrografia etc, que se estende por 6,5 milhões de quilômetrosquadrados no norte da América do Sul. É uma região internacional (Amazônia continental), também conhecida como Pan-Amazônia, pois ocupa parte do território de vários países: Brasil, Peru, Colômbia,Equador, Venezuela, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. Essa imensa área verde representa um terço da reserva mundial de florestas latifoliadas, com clima equatorial (quente e úmido) e ricahidrografia.

Nas regiões do Peru e da Bolívia, desenvol­veu-se uma das grandes civilizações pré-colombianas, cujos membros eram denominados filhos do Sol ou incas.



Amazônia Legal

AAmazônia Legal é a porção localizada no território brasileiro, com quase 5 milhões de quilômetros quadrados (4.978.247 km2), uma superfície que abrange 58,4% da área total do Brasil. É a Amazônia Legal.Foi estabelecida em 1966, pelo governo federal, com a criação da Sudam (Superintendência para o Desenvol­vimento da Amazônia). A Sudam foi criada com o objetivo de incentivar a indústria e aagropecuária, criar estradas, promover o po­voamento etc.

A Amazônia Legal inclui todas as forma­ções florestais da floresta equatorial (floresta de várzea e igapó, floresta de terra firme e florestasemi-úmida) e áreas de transição para a caatinga e o cerrado.

A Amazônia Legal é formada pelos estados da região Norte (Acre, Rondônia, Amazonas, Pará, Roraima, Amapá, Tocantins), pela porção ocidentaldo Maranhão e Mato Grosso.


Características da Amazônia

Descobrir e explorar a Amazônia sempre foram aventuras arriscadas. Os primeiros viajantes que passaram pelo rio Amazonas pagaram com avida a ousadia. Francisco de Orellana, o primeiro a percorrer o rio Amazonas, do Pacífico ao Atlântico, desapareceu, ao tentar fazer o mesmo caminho, nos labirintos da ilha de Marajó. Muitos...
tracking img