Conhecimento e saber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (410 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A crise dos paradigmas e a irrupção de novas sensibilidades
              O mundo, a cidade, o espaço moderno se encontra em um estado de constantes modificações, e que muitas vezes é difícil“capturar” sua imagem; de caracteriza-lo como ele é.
               Quanto mais o tempo passa, mais o mundo se modifica, devido a liberdade que as pessoas conquistaram, lhes permitindo fazer modificações emcertas coisas que anteriormente apresentava só uma função específica.
               É o que chamamos de gambiarra. mudar a função de certo objeto para atender a função de certo objeto para atendernossas necessidades daquele momento. Como diz o texto da aula 7, “a cidade é um local transformador que é capaz de desprogramar qualquer formulação pronta.”
                Cada dia mais, o padrão demundo vai sendo extinto, e sociedades sendo mais difíceis de serem denominadas.

Como o autor explica o saber cotidiano.
              A autora refere-se ao saber cotidiano com o significado dopúblico e privado. A rua é um local público, de passagem, relações sociais e outros. E tem uma grande variedade de pessoas e revela a cultura local.
              As ruas se tornam cada vez mais depassagem com a interferência dos automóveis, o que dificulta o olhar atento, bloqueando cada vez mais nossos sentidos.
              Segundo a autora “no cotidiano, aqui colocando como casa e rua, ocorreum certo alargamento das experiências, ainda que momentâneo”
Uma forma de adquirir conhecimento do cotidiano, de acordo com George Perec, no livro ”Espécies de Espacios”, é observando atentamente arua de vez em quando, anotar o que viu e achou importante.
              A autora conclui-se então, “tendo esse quadro da rua e da casa como lugares do conhecimento, podemos despertar o significado decultura”.

O conhecimento nas relações humanas
              As pessoas necessitam de estar juntas, conversar, interagir. Tais interações entre as pessoas são importantes não apenas para a...
tracking img