Saber e conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal Fluminense
Disciplina: PPE II
Professora: Marise Basso Amaral
Aluna: Lívia Soares de Souza
Data: 08/01

Trabalho sobre a reflexão da relação com o saber e o conhecimento
Quandocomecei a organizar a minha reflexão a respeito do tema, percebi que nunca tinha parado para refletir sobre o assunto, a palavra saber e conhecimento no meu vocabulário eram utilizadas como sinônimos.Percebi então que precisava antes de tudo, conhecer, saber ou ter conhecimento a respeito do significado de cada uma das respectivas palavras.
Portanto, segundo o dicionário Aurélio da LínguaPortuguesa, a palavra conhecimento é o ato ou efeito de conhecer, é uma ideia, noção de alguma coisa; conhecimento de leis, conhecimento de um fato, informação a respeito de um fato. Essa palavra exerce umarelação de familiaridade mas não de intimidade. Enquanto a palavra saber, é conhecer, ser informado ou ter conhecimento de, ser instruído em, compreender, poder explicar, ter conhecimentos, erudição,ciência ou informação. Ou seja, ter conhecimento não significa necessariamente saber algo, e não ter conhecimento não implica dizer que não se sabe.
A partir desses conceitos, definições e conclusõesque apresentei, comecei a refletir sobre outra coisa, o fato de ter ou não conhecimento, o que é de fato o conhecimento, e como se adquiri o conhecimento, se é que se adquiri. Paulo Freire diz em seulivro autonomia da pedagogia, que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou a sua construção. Substituindo a palavra conhecimento pelo significado nodicionário, concordo com o fato de ensinar não ser transferência de conhecimento, mas criar possibilidades para a produção ou construção discordo, uma vez que conhecimento significa ideia, noção de algumacoisa, como se cria possibilidades para isso? O certo não seria criar possibilidades para produção ou construção do saber? Ou eu to viajando muito, e não entendi nada?

De qualquer forma, creio que...
tracking img