Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (757 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - Oferecemos abaixo trechos de obras literárias, mas sem os conectivos. Logo abaixo do texto, encontrará os conectivos retirados do texto, mas não ordenados. Insira cada conectivo em seu devidolugar, tornando o texto compreensível.
a) “Volta a serenidade ao seio do guerreiro branco, _____ todas as vezes que _____ olhar pousa sobre a virgem tabajara, _____ sente correr _____ pelas veias umaonda de ardente chama. _____  a criança imprudente revolve o brasido de intenso fogo, saltam as faúlhas inflamadas _____  _____ queimam as faces.” ( José de Alencar. Iracema)
lhe, lhe, ele, mas, seu,quando, que
b) “Tinham falado do dia, _____ estivera excelente – de Catumbi, _____ morava o casal Fortunato, e de uma casa _____ saúde, _____ adiante se explicará. _____ os três personagens_____ presentes estão agora mortos e enterrados, tempo é de contar a história _____ rebuço.”
( Machado de Assis. “A Causa Secreta”)
que, onde, como, sem, aqui, de, que
c) “O céu está sombrio e escuro,cinzento-escuro. O que foi minha vida em todos _____ anos? Sacrifício e devotamento. É ______ viver sempre numa tarde _____ de chuva, pesada _____ tristezas. _____ não devo _____ lamentar; _____ fossepreciso recomeçar novamente, novamente faria da minha vida a mesma _____ foi, de sacrifício e devotamento. Devo sentir-me feliz _____ cada filho seguiu o caminho escolhido.”
( Éramos Seis – Maria JoséDupré)
se, que, assim, esses, de, mas, como, me, porque
2 - Leia cada período, depois reescreva-o começando da forma indicada, mantendo, porém, as mesmas informações contidas no período original.Observe o exemplo:
O crescimento da economia chinesa fez com que, nas duas últimas décadas, em torno de 200 milhões de pessoas deixassem o campo em direção aos centros urbanos. (Veja, 2008)
Nas duasúltimas décadas, em torno de 200 milhões de pessoas deixaram o campo em direção aos centros urbanos, na China, devido ao crescimento da economia do país.
a) Graças à política do filho único instituída...
tracking img