Conhecendo os direitos e promovendo os deveres

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1228 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto de Aplicação Prática
Escrito por LIZETE DA SILVA BOSQUILHA RAMOS
QUANTIDADE DE PROFESSORES DA ESCOLA: 2-10 QUANTIDADE DE ALUNOS DA ESCOLA: de 101 a 400 PROFISSIONAIS TÉCNICOS E DE DIREÇÃO:
diretor vice-diretor coordenador pedagógico Auxiliar de biblioteca

TÍTULO DO TRABALHO:
Conhecendo os direitos e promovendo os deveres

JUSTIFICATIVA DO TRABALHO:
Apesar do ECA estar em vigorhá mais de vinte anos, e de todos os esforços para sua divulgação, há muito que fazer para que ele seja conhecido e reconhecido como um instrumento importante para a efetivação dos direitos das crianças e adolescentes. É importante que as crianças e adolescentes conheçam seus direitos e aprendam a exigilos, envolvendo também nessa luta os pais e toda a equipe escolar, uma vez que esse trabalho, pelasua importância e envergadura é de todos os envolvidos com as questões da infância e adolescência. A violência presente nos grandes centros urbanos que se alastrou como erva daninha para outras comunidades, antes, não tão afetadas, ceifando vidas inocentes todos os dias, chegou a tal ponto que nós, professores, precisamos repensar a nossa forma de educar. Neste projeto a matéria prima é o aluno,ou seja, o foco está na pessoa humana que é capaz de conhecer, aprender, crescer e se transformar. Os alunos precisam de uma educação que resgate valores e que sirva de parâmetro para uma convivência harmônica na sociedade, precisam de referências humanas positivas. Neste projeto a primeira a ser estudada é a vida de Herbert de Souza – o Betinho e até o final do semestre, a de Nelson Mandela,Mahatma Gandhi, Martin Luter King e outros, cuja história sirva de modelo reconhecido como um instrumento importante para a formação de sujeitos de direitos capazes de conhecer, aprender e transformar sua própria história.

DIAGNÓSTICO:
Será ofertado questionário aos professores, funcionários e alunos com questões que forneçam informações esclarecedoras da situação problema. Após a leitura dasrespostas, separar as situações que requeiram atenção e discutir em reunião com os professores e demais profissionais para priorizar o tema a ser trabalhado no projeto.

JÁ FOI REALIZADO UM DIAGNÓSTICO: Sim

QUEM O DIAGNÓSTICO CONSULTOU:
alunos professores a coordenação da escola a direção da escola a família dos alunos(as) funcionários

CASO O DIAGNÓSTICO JÁ TENHA SIDO REALIZADO QUAL APRINCIPAL DEMANDA E/OU NECESSIDADE DE INTERVENÇÃO ELE APONTOU:
Solucionar a falta de conhecimento dos direitos e deveres reais dos alunos no contexto escolar devido a forma de tratamento entre si, o desrespeito para com os colegas, funcionários e/ou professores da escola.

OBJETIVO DO TRABALHO:
Valorizar a convivência humana, zelando pela aprendizagem de conteúdos e temas significativos quecontribuam para a formação dos valores essenciais para a vida como: respeito, amor, amizade, lealdade, fé, coragem, justiça e solidariedade.

CLASSIFICAÇÕES DO TRABALHO:
inserir no currículo escolas conteúdos relacionados aos direitos humanos de crianças e adolescentes favorecer a correta compreensão do ECA e dos direitos humanos de crianças e adolescentes por parte dos alunos da escola favorecer acorreta compreensão do ECA e dos direitos humanos de crianças e adolescentes por parte dos professores da escola favorecer a correta compreensão do ECA e dos direitos humanos de crianças e adolescentes por parte dos pais de alunos da escola favorecer a correta compreensão do ECA e dos direitos humanos de crianças e adolescentes por parte dos funcionários e/ou direção da escola sensibilizar acomunidade escolar (alunos e/ou pais e/ou professores) para a questão dos direitos humanos de crianças e adolescentes ampliar ou favorecer a participação e o protagonismo de alunos da escola nas atividades escolares em geral Conhecer personalidades da história que se tornaram conhecidos mundialmente por sua luta a favor dos Direitos Humanos e pela PAZ.

OBJETIVOS ESPECÍFICO 1:
Aprender a aceitar e...
tracking img