Rolamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2215 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 2

2 ROLAMENTOS 4

2.1 O que é o Rolamento? 4

2.2 A história do Rolamento 4

2.2.1 Por que os Rolamentos Existem? 5

2.2.2 Do Deslizar ao Girar 5

2.2.3 O Processo de evolução e construção do rolamento 6

2.3 Tipos de Rolamentos 6

2.3.1 Rolamentos Axiais 7

2.3.2 Rolamentos radiais 7

2.4 Dimensionamento 7

2.5 Manutenção de Rolamentos 82.5.1 Lubrificação 8

2.5.2 Principais Causas de Defeito 8

3 CONSIDERAÇÕES 10

REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

Foi realizado esse relatório de pesquisa para o curso de Engenharia Mecânica, na disciplina de Metodologia Científica, com o objetivo de fomentar em nós, acadêmicos, o espírito investigativo e toda parte metodológica que um trabalho de pesquisa exige; levando emconta as normas técnicas envolvidas.
A pesquisa mostrará a importância do rolamento; um componente mecânico indispensável á qualquer equipamento que exija deslocamento circular.
Todos os dias fazemos uso desse artigo mecânico; quando andamos de ônibus, de bicicleta, de avião, ou quando ligamos nosso ventilador, estamos fazendo seu uso indireto.
Todas as indústrias possuemrolamentos em suas máquinas, e o simples fato de acontecer algum pequeno dano á ele, pode prejudicar a produção de uma fábrica inteira. Assim os rolamentos acabam interferindo grandemente nas questões sociais e econômicas de todo o mundo, já que sem sua invenção, com certeza o homem não teria chegado aos níveis tecnológicos que chegou. Imaginem se ele nunca fosse inventado? Como a roda, invenção tãoantiga, conseguiria desempenhar seu papel em nossos meios automobilísticos? A tecnologia seria a mesma que conhecemos?
São por esses motivos que resolvemos trazer esse assunto á tona, buscando respostas que são importantes a qualquer cidadão, tentando conscientizá-los de sua suma importância, independentemente da classe econômica e social do indivíduo.
Nossa pesquisa enfatizará tanto dadoshistóricos, como técnicos. Assim após sua leitura e compreensão, o leitor terá totais condições de compreender seu funcionamento e impacto econômico-social.
Buscaremos a fundo a sua origem; explicando como os primeiro povos fizeram uso de seu princípio de funcionamento; quais os inventores que contribuíram para sua criação; quais as transformações mecânicas que o rolamento foi ganhando ao longo dosséculos; as curiosidades que ocorreram durante esse período de evolução; e como ele chegou ao mercado mundial.
Tecnicamente, trataremos de sua definição; seus aspectos mecânicos, como lubrificação, manutenção, princípio de funcionamento. Demonstraremos as variedades presentes no mercado e quais as características de emprego que cada tipo exige.
Ao final desta pesquisa, temos comoobjetivo apresentar a Universidade a importância do rolamento, tanto mecanicamente quanto socialmente, pois toda grande invenção tem como objetivo alguma transformação ou melhoria ao meio social.

2 ROLAMENTOS

2.1 O que é o Rolamento?

Para entendermos melhor o que é um rolamento, vejamos qual é a definição que o dicionário da língua portuguesa nos oferece:

Rolamento“[...] Ato de rolar ou de ser impelido pelo rolo das águas [...] conjunto de dois aros metálicos com pequenas esferas interpostas para evitar o desgaste de eixos por atrito [...]” (RIOS; DERMIVAL RIBEIRO, 2000. p.478)

Tecnicamente podemos definir rolamento como:

Corpos mecânicos constituídos por anéis, partes rolantes e gaiolas; e principalmente, em função da carga que iráapoiar são divididos em rolamentos axiais e rolamentos radiais. Ainda, em função do tipo de corpo rolante é possível separar em rolamentos de esferas e rolamentos de rolos; podem também ser classificados em função da configuração e aplicação específica destes. (CENTRO-WEG. Rolamentos. Jaraguá do Sul, 2005, p. 1-2).

Assim o rolamento tem como principal objetivo diminuir o atrito e...
tracking img