Conflito de geracoes no ambiente organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO DE PESQUISA


CONFLITO DE GERAÇÕES NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL



Projeto de Pesquisa apresentada à
Faculdade de Tecnologia de Tatuí,
como requisito para elaboração de
monografia de conclusão de curso





Tatuí, SP
2º semestre/2012

SUMÁRIO



1. TEMA
2.DELIMITAÇÃO DO TEMA
3. JUSTIFICATIVA
4. OBJETIVOS
5. PROBLEMATIZAÇÃO
6. HIPOTESES DE ESTUDO
7. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
8. PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS
9. CRONOGRAMA


REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS













Tatuí, SP
2º semestre/2012
1. TEMA
O Conflito de gerações, comportamento humano e a convivência social.

2. DELIMITAÇÃO DO TEMA
O conflito de gerações no ambienteorganizacional.
3. JUSTIFICATIVA
É importante enfatizar que inúmeras variáveis do ambiente externo influenciam e determinam as políticas de uma organização. O tempo passa, as coisas mudam e as gerações diferenciam-se cada vez mais. Devido a essas diferenças é muito comum a ocorrência de conflitos. Porém a boa convivência é necessária para o bom funcionamento da sociedade. Diante do exposto,pretende-se, então conhecer as gerações, os conflitos e desenvolver o que é preciso para poder lidar com as diferenças de Gerações no ambiente Organizacional.

4. OBJETIVOS
4.1 OBJETIVOS GERAIS
O trabalho pretende falar sobre o comportamento humano e mostrar como os conflitos nas organizações se deram após o surgimento das diferenças entre diversas gerações.

4.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS

• Identificarquais são as gerações, as suas diferenças entre elas;
• Identificar os conflitos existentes e conflito x época;
• Caracterizar as perspectivas de como lidar com os conflitos entre as diferentes gerações e obter vantagens na troca de informações entre essas gerações e com isso promover inovações no ambiente organizacional.

5. PROBLEMATIZAÇÃO
O que é preciso desenvolver para poder lidar comas diferentes Gerações no ambiente organizacional?
6. HIPOTESES DE ESTUDOS
O presente estudo incide sobre a problemática de como lidar com as diferentes gerações no ambiente de trabalho, situando-se na linha de pesquisas que procura analisar as gerações e os conflitos existentes. Mais especificamente, pretende-se analisar a relação entre conflito de gerações e como elas influenciam na políticae na evolução das organizações.





7. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA (Referencial teórico)

Para um melhor entendimento sobre o tema proposto, faz-se necessário uma primeira classificação sobre a palavra geração.
Conforme definido no Aurélio, geração é: “Linhagem, ascendência, genealogia; Espaço de tempo que separa cada grau de filiação; Qualquer fase necessária para manter a sobrevivência deuma espécie; Considera-se como período de tempo de cada geração cerca de 25 anos.
Assim, para compreender como uma geração se difere da outra, é preciso que se perceba como cada uma delas forma um conjunto de crenças, valores e prioridades.
As gerações são produtos de eventos históricos que influenciaram profundamente os valores e a visão do mundo e as pessoas.
Sobre a divisão entre gerações,segue alguns conceitos de alguns autores:

7.1 Geração Baby Boomers

A geração Baby Boomers refere-se às pessoas nascidas entre 1943 e 1963, durante o Baby Boom. São consideradas pessoas motivadas, otimistas e workaholies (pessoas viciadas em trabalho). Nasceram no período de crescimento econômico, no final e após a segunda Guerra Mundial, por isso idealizavam atuar na reconstrução de um novomundo pós-guerra.
Durante sua trajetória, essa geração, foi educada para competir, trazida com muita disciplina, ordem e respeito pelos outros. A presença da Guerra do Vietnã, o surgimento dos anticoncepcionais e os movimentos feministas que promoveram grandes conquistas em relação aos direitos trabalhistas às mulheres, podendo-se perceber, por exemplo, as questões da flexibilidade do horário de...
tracking img