Conceitos de direito comercial empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (321 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITO DE DIREITO COMERCIAL:
É o conjunto de normas jurídicas relativas à realidade do homem aplicadas a produção, a apropriação, a circulação e o consumo das riquezas. Em outras palavras é umconjunto de normas que regula as relações decorrentes as atividades comerciais.
CONCEITO DE DIREITO EMPRESARIAL:
É um conjunto de varias matérias que abrange as obrigações dos empresários: associedades empresariais, os contratos especiais de comercio, os títulos de créditos, a propriedade intelectual, contrato interpresarias, a falência e as recuperações de empresa, bem como, as relações deconsumo.
EMPRESA E SUA EVOLUÇÃO:
Na antiguidade a produção de roupas e víveres eram na própria casa para o uso de seus moradores e as sobras eram trocadas entre vizinhos ou na praça. Na Roma antiga aprodução de vestes, alimentos, vinhos e utensílios não se restringia á família também incluía os escravos. Os Fenícios já destacavam-se por terem a prática de trocas com outros povos, estimulando aprodução de bens, que eram vendidos ( Surgimento da atividade comercial propriamente dita). Isto fez com que a atividade com fins econômicos se espalhasse criando a figura do comércio. Através dessaprática houve o intercâmbio entre povos de culturas distintas, também o desenvolvimento tecnológico e de meios de transporte, fortalecendo o Estado.
Na Idade Média o comércio difundiu-se por todomundo civilizado.
No Renascimento, na Europa, os artesões e comerciantes formavam corporações de ofício tendo comisso autonomia social e financeira.
Para regulamentar essas corporações foramsurgindo regras para evitar eventuais conflitos entre os filiados.
Na Era Moderna as normas evoluíram para o Direto Comercial.
CONCEITO DE EMPRESÁRIO:
O empresário é uma figura técnica quecompreende-se um profissional que exerce uma atividade econômica organizada de produtos ou circulação de bens ou de serviços de natureza não intelectual. A razão desse profissional ter um tratamento...
tracking img