O cinema como fonte para o ensino de história medieval

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8818 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O CINEMA COMO FONTE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA MEDIEVAL
Inês Simionato Taniguchi1

Resumo: Este artigo visa relatar uma experiência docente de pesquisa e de intervenção em sala de aula que foi desenvolvida para o PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional), propõe-se a abordar novas perspectivas a serem utilizadas pelo professor no ensino de História, situa o cinema como possibilidade defonte de estudo, pesquisa e apoio no processo ensino-aprendizagem, com o objetivo de facilitar a compreensão e conhecimento do passado. Apresentamos neste texto, filmes que abordam a Idade Média através da aventura e/ou da comédia, objetivando demonstrar as vantagens e cuidados na utilização desta fonte, enfatizando o papel do professor como mediador entre o filme e os alunos. Palavras-Chave: cinema,História Medieval, ensino-aprendizagem, fonte histórica, produção do conhecimento.

ABSTRACT: This article aims to report a teaching experience of research and intervention in the classroom developed for the EDP (Program for Educational Development), it is proposed to discuss new prospects to be used for teachers in the teaching of history, it puts the cinema as source of study, research andsupport in the teaching-learning process, aiming to facilitate the understanding and knowledge of the past. We present, in this text, films that introduce the Middle Ages through the adventure or the comedy, with the purpose of demonstrating the benefits and care in using this source, emphasizing the role of the teacher as a mediator between the film and the students. Keywords: film, MedievalHistory, teaching-learning, historical source, production of knowledge.

Em nossa pesquisa cujo foco foi a História Medieval através do cinema, proposto para o PDE, se fez necessário entendermos quando começam, no Brasil, as discussões sobre a produção do conhecimento e o ensino de História.
1

A autora é licenciada em História pela UNOESTE – Universidade do Oeste Paulista, especialista em Ensino deHistória pela FAFICOP – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cornélio Procópio, atuando como professora no Colégio Marechal Castelo Branco - Ensino Fundamental e Médio, na cidade de Primeiro de Maio/PR, junto à 6ª e 7ª séries.

Segundo Kátia Abud (1999), foi entre as décadas de 1970 e 1980 (século XX) que se intensificaram as discussões sobre o ensino de História e produção deconhecimento, especialmente aquelas que dizem respeito à possibilidade de produção do conhecimento no ensino de 1º e 2º graus. Neste período passou-se a indagar se estes níveis de ensino apenas reproduziriam conhecimentos das academias (universidades). Para autora, na década de 1980, André Chervel contribuiu para este debate quando afirmava que: “a sala de aula pode ser lugar de produção de conhecimentoescolar”.(apud ABUD,1999, p.149) Assim, Chervel não concebe a escola como “simples agente de transmissão”, mas defende o “caráter eminentemente criativo do saber escolar”. Para Chervel, o sistema educativo produz um conhecimento específico: o saber escolar. (apud ABUD,1999, p. 149). Dessa forma, para esta autora, pode se afirmar que o conhecimento pode ser produzido e percebido em várias instâncias:no saber acadêmico, nos currículos, nas tradições escolares, na relação que o professor mantém com o conhecimento produzido, e nos livros didáticos. E, nesta perspectiva, é através do currículo oficial que podemos perceber a estrutura do sistema educativo, visto que o currículo é um produto historiográfico produzido por alguém numa determinada sociedade. Embora o currículo apareça quase semprecomo algo “natural. (grifo nosso), ele é permeado por interesses “ele representa a expectativa dos dominantes, em relação àquilo que a criança vai aprender na escola”. (ABUD,1999, p.149) É por meio dele que chega à escola os saberes produzidos nas diversas ciências Ainda para esta autora, os currículos de História apresentam o conhecimento produzido nas academias e as maneiras de se produzir o...
tracking img