Conceito de movimento

Páginas: 5 (1019 palavras) Publicado: 1 de novembro de 2012
Conceito de Movimento

Aristóteles

Filho de Nicómaco, médico de Amintas II, rei da Macedónia, nasceu em 384 a. C. na cidade de Estagira.
Aristóteles define o movimento como a passagem de potência a ato, isto é, acreditava que um corpo só permanecia em movimento se actuasse sobre este alguma força, ou seja, se a força parasse, o corpo também pararia
Aristóteles divide-o em quatro:
1) omovimento segundo a quantidade, isto é, o aumento e a diminuição, aplica-se, especialmente, aos seres vivos que a natureza dotou duma estatura a atingir;
2) o movimento segundo a qualidade, ou seja, a alteração: aplica-se, principalmente, às qualidades sensíveis, indo de um contrário ao outro;
3) o movimento segundo o lugar, ou seja, a translação, a qual pode ter lugar da direita para a esquerda,de frente para trás, ou de cima para baixo;
4) o movimento segundo a substância, ou seja, a geração e a corrupção, aplica-se mudança de forma, ao nascimento e a morte.
Aristóteles afirma a prioridade do movimento translação sobre os outros três.

Galileu Galilei

Matemático, astrónomo e físico italiano, Galileu nasceu a 15 de Fevereiro de 1564, em Pisa, e morreu a 8 de Janeiro de 1642, emArcetri, uma localidade perto de Florença.
É considerado o fundador do método experimental. Descobriu a lei da aceleração uniforme da queda dos corpos e a lei do isocronismo das pequenas oscilações do pêndulo, entre outras, tendo conseguido traduzi-las matematicamente.
Princípio da relatividade de Galileu
Este princípio diz: as leis da mecânica, expressas num dado referencial, serão expressas deforma idêntica em qualquer outro movimento rectilíneo e uniforme em relação ao primeiro.
Frequentemente este princípio é enunciado de forma mais restrita privilegiando o sistema inercial e o espaço absoluto.

Isaac Newton

Físico e matemático inglês, nasceu em 1642, em Lincolnshire, e morreu em 1727, em Middlesex. É conhecido pela formulação das três leis do movimento, consideradas osprincípios da Física Moderna, de onde resultou a formulação da Lei da Gravitação. Os trabalhos realizados sobre a teoria da gravitação foram expostos na obra Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, publicada em 1687, onde Newton mostra que a Lei da Gravitação é universal.
Leis de Newton

Estas leis consistem num conjunto de três leis sobre o movimento, baseadas em estudos experimentais decorpos em movimento, e são a base da mecânica. São leis fundamentais da natureza que não podem ser deduzidas ou provadas a partir de qualquer outro princípio.
As três leis são: primeira: Todo o corpo permanece no seu estado de repouso ou de movimento rectilíneo e uniforme, desde que forças externas não actuem sobre ele (lei da inércia de Galileu); segunda: A variação do movimento é proporcional àacção das forças que o movem e produz-se na direcção da força que actua. A expressão matemática que traduz esta lei é: F = m x a, onde F é força exterior aplicada, m a massa do corpo e a a aceleração adquirida por este. Esta lei é também conhecida como lei fundamental da dinâmica; terceira: A acção é sempre igual à reacção, ou a acção de dois corpos, um sobre o outro, é constantemente igual mas desentidos opostos, isto é para cada acção existe uma reacção igual e oposta.

Conceito actual de movimento
O movimento consiste numa mudança de posição de um corpo ou de um sistema, em relação ao tempo, quando medido por um dado observador num referencial determinado. Só se pode medir o movimento relativo. O movimento absoluto não possui significado.
A ciência que estuda o movimento é a mecânica, aqual se divide em duas partes: cinemática e dinâmica. A primeira procura descrever o movimento, sem ter em conta as suas causas, enquanto que a segunda pretende fundamentar um modelo que estude essas causas.

O Movimento
Uma força é uma acção física de carácter vectorial responsável pelas mudanças do estado de movimento dos corpos.
Como exemplo de forças salientam-se, entre muitas outras:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conceito de movimento social
  • Conceito De Cultura Corporal De Movimento
  • Uma concepção para o conceito do movimento humano.
  • O conceito de movimentos sociais
  • Identidades, movimentos e conceitos
  • conceitos dos principais movimentos do corpo humano
  • conceito de movimento para os filosofos, matematicos e fisicos.
  • Estudando e conceituando a negritude enquanto conceito e movimento.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!