Conceito de movimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito de Movimento

Aristóteles

Filho de Nicómaco, médico de Amintas II, rei da Macedónia, nasceu em 384 a. C. na cidade de Estagira.
Aristóteles define o movimento como a passagem de potência a ato, isto é, acreditava que um corpo só permanecia em movimento se actuasse sobre este alguma força, ou seja, se a força parasse, o corpo também pararia
Aristóteles divide-o em quatro:
1) omovimento segundo a quantidade, isto é, o aumento e a diminuição, aplica-se, especialmente, aos seres vivos que a natureza dotou duma estatura a atingir;
2) o movimento segundo a qualidade, ou seja, a alteração: aplica-se, principalmente, às qualidades sensíveis, indo de um contrário ao outro;
3) o movimento segundo o lugar, ou seja, a translação, a qual pode ter lugar da direita para a esquerda,de frente para trás, ou de cima para baixo;
4) o movimento segundo a substância, ou seja, a geração e a corrupção, aplica-se mudança de forma, ao nascimento e a morte.
Aristóteles afirma a prioridade do movimento translação sobre os outros três.

Galileu Galilei

Matemático, astrónomo e físico italiano, Galileu nasceu a 15 de Fevereiro de 1564, em Pisa, e morreu a 8 de Janeiro de 1642, emArcetri, uma localidade perto de Florença.
É considerado o fundador do método experimental. Descobriu a lei da aceleração uniforme da queda dos corpos e a lei do isocronismo das pequenas oscilações do pêndulo, entre outras, tendo conseguido traduzi-las matematicamente.
Princípio da relatividade de Galileu
Este princípio diz: as leis da mecânica, expressas num dado referencial, serão expressas deforma idêntica em qualquer outro movimento rectilíneo e uniforme em relação ao primeiro.
Frequentemente este princípio é enunciado de forma mais restrita privilegiando o sistema inercial e o espaço absoluto.

Isaac Newton

Físico e matemático inglês, nasceu em 1642, em Lincolnshire, e morreu em 1727, em Middlesex. É conhecido pela formulação das três leis do movimento, consideradas osprincípios da Física Moderna, de onde resultou a formulação da Lei da Gravitação. Os trabalhos realizados sobre a teoria da gravitação foram expostos na obra Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, publicada em 1687, onde Newton mostra que a Lei da Gravitação é universal.
Leis de Newton

Estas leis consistem num conjunto de três leis sobre o movimento, baseadas em estudos experimentais decorpos em movimento, e são a base da mecânica. São leis fundamentais da natureza que não podem ser deduzidas ou provadas a partir de qualquer outro princípio.
As três leis são: primeira: Todo o corpo permanece no seu estado de repouso ou de movimento rectilíneo e uniforme, desde que forças externas não actuem sobre ele (lei da inércia de Galileu); segunda: A variação do movimento é proporcional àacção das forças que o movem e produz-se na direcção da força que actua. A expressão matemática que traduz esta lei é: F = m x a, onde F é força exterior aplicada, m a massa do corpo e a a aceleração adquirida por este. Esta lei é também conhecida como lei fundamental da dinâmica; terceira: A acção é sempre igual à reacção, ou a acção de dois corpos, um sobre o outro, é constantemente igual mas desentidos opostos, isto é para cada acção existe uma reacção igual e oposta.

Conceito actual de movimento
O movimento consiste numa mudança de posição de um corpo ou de um sistema, em relação ao tempo, quando medido por um dado observador num referencial determinado. Só se pode medir o movimento relativo. O movimento absoluto não possui significado.
A ciência que estuda o movimento é a mecânica, aqual se divide em duas partes: cinemática e dinâmica. A primeira procura descrever o movimento, sem ter em conta as suas causas, enquanto que a segunda pretende fundamentar um modelo que estude essas causas.

O Movimento
Uma força é uma acção física de carácter vectorial responsável pelas mudanças do estado de movimento dos corpos.
Como exemplo de forças salientam-se, entre muitas outras:...
tracking img