Conceito de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1531 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITO DE MARKETING


Conceito de Marketing definido pela AMA – American Marketing Association

"MARKETING é o estudo sistemático das atividades que encaminham o fluxo de bens e serviços do produtor aos consumidores finais."



MARKETING vem ANTES da mercadoria, compreende TAMBÉM a mercadoria e vai ALÉM da mercadoria.


ANTES: Na pesquisa de mercado, de gosto, deopinião, de motivação que antecede a criação das mercadorias segundo desejos, necessidades e até mesmo capricho dos consumidores.

TAMBÉM: Por compreender a mercadoria em sua essência, como objeto ou instrumento de satisfação do consumidor.

ALÉM: porque compreende também as atividades de transporte, financiamento, manuseio, armazenagem, proteção na estocagem, distribuição adequada e outrasfunções.


O ponto de partida para o estudo de Marketing reside nas necessidades humanas. A humanidade precisa de comida, ar, água, roupas e moradia para sobreviver. Além disso, as pessoas desejam recreação, educação e outros serviços. E têm preferências por tipos específicos de bens e serviços básicos. Seja qual for o caso, não há dúvidas que as necessidades e desejos do homem moderno sãosurpreendentes.

Contudo, o fato de que o homem têm necessidades e desejos e de que há produtos e serviços capazes de atendê-lo em sua satisfação é um ponto importante, mas não suficiente para definir a atividade de Marketing.

O Marketing existe quando um homem deseja satisfazer suas necessidades de uma forma que poderemos chamar de troca.

Antes de avançarmos nessa análise, porém, cabepensar sobre uma colocação importante:

Por definição de Aurélio Buarque de Holanda, necessidade é reconhecimento de um estado de privação ou ausência de alguma coisa. Enquanto desejo é a vontade de possuir alguma coisa.



Para Philip Kotler, mercado é o local físico (ou não) onde compradores e vendedores se encontram para suas relações de troca: o vendedor em busca doproduto-dinheiro e o comprador em busca do produto-mercadoria.



Funções e Tarefas de Marketing

São 6 as principais atividades individuais do processo:


1. PESQUISA DE MERCADO - para se obter informações

2. PLANEJAMENTO DE PRODUTO - para se permitir atender as reais necessidades dos consumidores sem abandonar os objetivos de lucro das empresas

3. FIXAÇÃO DEPREÇOS - em função dos custos e dos fatores do mercado

4. PROPAGANDA - para tornar o produto ou serviço conhecido

5. PROMOÇÃO DE VENDAS - para auxiliar a tarefa de vender

6. DISTRIBUIÇÃO DO PRODUTO - facilitando ao consumidor o alcance do produto para aquisição e compra














2. O AMBIENTE DE MARKETING


Oambiente de marketing de uma empresa é constituído de participantes e forças externas a ele que afetam a capacidade da administração de marketing de desenvolver e manter bons relacionamentos com seus clientes-alvo. Ele oferece tanto oportunidades quanto ameaças. Empresas bem sucedidas sabem a importância de estar sempre observando e se adaptando ao ambiente em mutação.

Faz-se hoje a pergunta:Como o consumidor comprará alimentos nas próximas décadas? Essas imagens do futuro dão aos profissionais de marketing muito que pensar, eles são os principais responsáveis por identificar e prever mudanças significativas no ambiente. Devem rastrear as tendências e buscar as oportunidades, para isso são necessárias duas competências essenciais: - inteligência de marketing e pesquisa de marketing,para coletar informações sobre o ambiente de marketing e também dos clientes e concorrentes.

O ambiente de marketing é formado de um microambiente e um macroambiente.

Microambiente: é constituído de forças próximas à empresa que afetam sua capacidade de atender seus clientes – a empresa, fornecedores, empresas do canal de marketing, mercados de clientes, concorrentes e...
tracking img