Conceito marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (961 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
inTRODUÇÃO 3
O CONCEITO DE MARKETING SOB VÁRIOS PONTOS DE VISTA 4
CONCLUSÃO 7
BIBLIOGRAFIA 8

INTRODUÇÃO
Com o objectivo de realizarmos uma revisão bibliográfica sobre o conceito de Marketingassim como a sua evolução, pretende analisar e fazer recolha de informação de artigos conforme a base de dados da ProQuest.

Tudo isto no âmbito da Unidade Curricular de Fundamentos de Marketing, noprimeiro semestre do curso de Gestão de Marketing.


O conceito de Marketing sob vários pontos de vista
De acordo com Svensson, o significado do conceito de marketing tem sido considerado muitoimportante, isto porque é um conceito estudado tanto por estudantes como por profissionais, aos quais lhes dá uma visão mais ampla do mercado dando-lhes mais hipóteses e oportunidades para alcançar osucesso a nível pessoal e/ou organizacional.
Para além disto, é algo fundamental no que diz respeito à prática, literatura e pensamento do marketing.
Contudo, duvida-se que este conhecimento,transmitido pelo conceito de marketing, tenha sido aplicado de forma generalizada na construção da teoria, na modelagem ou no desenvolvimento de marcos conceptuais no campo académico do marketing ao longodo século 20.
Autores como Shaw, McKitterick, Kotler, Bonne, Kurtz e Walker seguiram a mesma linha de pensamento.
Já em 1912, Shaw afirmava que os produtos têm que ser feitos para satisfazer e nãounicamente para vender, e que o homem de negócios mais progressista é aquele que pesquisa as necessidades inconscientes do consumidor e após isso é que produz.
Segundo Mckitterick (1957) a tarefaprincipal do marketing no conceito de gestão não é ser especialista em fazer com que os clientes façam o que é melhor para servir os interesses da empresa, mas sim ser especialista em fazer com que onegócio faça o que é do interesse do cliente.
Para Mckitterick o importante não é que os clientes façam o que é importante para a empresa, mas o importante é que a empresa consiga fazer o que é...
tracking img