Conceito da casualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (454 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA
ALECSANDER CLERISE















O CONCEITO DE CAUSALIDADE


















CURITIBA
2012
ALECSANDER CLERISE
















O CONCEITO DE CAUSALIDADETrabalho apresentado à disciplina de Técnicas de Comunicação, do curso de Engenharia da Produção, turma 1C, como requisito para obtenção de nota parcial do 1º bimestre daFaculdade Educacional Araucária.

Professor: Nelson Lorenski.









CURITIBA
2012
RESUMO – AS CONDIÇÕES DO CONCEITO DA CAUSALIDADE




Segundo Salomon (2004),a idéia de “senso comum” admite que um único acontecimento (a “causa”) provoca acontecimento único (o “efeito”). Na ciência moderna, acentua-se a multiplicidade de “condições determinantes” reunidastornam provável a ocorrência de determinado acontecimento. O pensamento científico e senso comum procuram descobrir condições necessárias e suficientes para um acontecimento. O senso comum leva aexplicação completa, já o cientista não depende de encontrar um único fator. O mesmo foca em condições contribuintes, contingentes e condições alternativas – tornando provável qualquer acontecimento.Uma condição necessária, precisa que ocorra o fenômeno, isso é a “causa”.
Uma condição suficiente sempre é seguida pelo fenômeno, os quais chamaram de “efeito”.
Uma condição pode sernecessária e suficiente, exemplo: Embora o vício em entorpecente não ocorra a não ser que a pessoa tenha experimentado o entorpecente, é verdade que o indivíduo pode experimentar sem se tornarviciado; assim, a experiência de entorpecente é necessária, mas não suficiente do vício. Para compreender o vício em entorpecentes, precisamos encontrar outras condições contribuintes.
Uma condiçãocontribuinte é aquela que aumenta a probabilidade da ocorrência, mas não a torna certa, ocorre porque é apenas um dentre vários fatores que determinam a ocorrência do fenômeno. Por isso a pesquisa...
tracking img