Mastite purperal

1347 palavras 6 páginas
Mastite Puerperal

Fisiologia das Mamas.
As mamas são órgãos pares, situados na região peitoral. Apresenta no revestimento cutâneo da zona central, uma área circular hiperpigmentada denominada aréola e uma pequena saliência mediana conhecida como mamilo. Todo corpo o mamário é suspenso por fascículos conectivos fixados a fascia do músculo peitoral maior.
O corpo mamário é um sistema complexo formado por glândulas mamarias gordura e tecido conjuntivo. No meio deste complexo encontra-se um conjunto de unidades funcionais conhecidas como lóbulos mamários, que são representados por ductos. Estes ductos se abrem nos mamilos na forma de poro mamilar, com calibre reduzido, cada um cerca de 0,5mm de diâmetro, e são responsáveis pela saída do leite pelo mamilo. Antes de alcançar o mamilo, estes ductos formam ampolas que servem para armazenar todo o leite produzido nos intervalos entre as mamadas.
As mamas iniciam seu desenvolvimento na puberdade. O hormônio responsável pelo crescimento das mamas é o estrogênio. Este hormônio atua sobre a parte glandular das mamas e no deposito de gordura. Promovendo o aumento dos lóbulos mamários. Mas é no período da gravidez, que este hormônio é secretado com mais intensidade para agir no crescimento e ramificação dos ductos das mamas para a produção de leite.

Leite materno
O leite materno é o alimento ideal para o recém-nascido e o lactante e nenhum outro alimento poderá substituí-lo com vantagem. Ele é completo e como alimento para lactantes é fundamental e a melhor opção de alimento tendo em vista as necessidades nutricionais e particularidades fisiológicas do metabolismo da criança. Isso significa que até os 6 meses de vida o bebê não precisa de nenhum outro alimento. A amamentação forma uma base biológica e emocional tanto para a saúde da mãe quanto a criança.
O estimulo principal é a sucção do bebê, que envia mensagem ao cérebro (hipotálamo), que secreta o hormônio prolactina. A prolactina atinge a corrente

Relacionados