Etapa 3 atps de redes de alta velocidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
3INTRODUÇÃO
Esta pesquisa tem como objetivo o melhor entendimento sobre a tecnologia ATM usada em redes de computador, alem de mostrar a aplicação da mesma pela Operadora Telefônica para os clientes em Guarulhos.

REDE ATM (Modo de Transferência Assíncrono)
ATM é uma tecnologia baseada na transmissão de pequenas unidades de informação.
Assíncrono - Forma de transmissão de dados que consisteem enviar a informação em intervalos irregulares. Operação que se desenrola de forma independente de qualquer mecanismo de sincronização em tempo ou comunicação que se processa em modelos de transferência de dados distintos para o upload e download, como o ADSL.
Na rede Ethernet os dados trafegando na rede são chamados de pacote, já na ATM são chamados de Células. Uma célula ATM tem o tamanhofixo de 53 Bytes.

O componente básico de uma rede ATM é o comutador (switch), também chamado de "Switch ATM". Que permite chavear e transferir as células em altíssima velocidade.
A Rede ATM é baseada em circuitos virtuais chamadas de VPI e VCI.
VPI - Caminho virtual disponível no meio físico de transmissão para comutação de células nos switches ATM.
VCI = Canal Virtual por onde os dadostrafegam vindos da DSLAM em direção ao Switch ATM.
A interligação do VPI e VCI garante a comunicação da parte física (DSLAM) com a parte lógica (ATM). São considerados identificadores e sua função é facilitar a administração da rede.
CLP = indica a prioridade para o descarte de células pelos comutadores. O valor CLP=1 para uma célula implica em que, caso o nó tenha que descartar, esta célula serádescartada primeiro.
CHECKSUM = No caso de uma transmissão de células o primeiro passo a ser efetuado é o checksum do cabeçalho, usado para reduzir a probabilidade de células serem entregues incorretamente devido a um erro no cabeçalho, mas sem pagar o preço de checksum num campo muito maior que é o de dados; e porque ATM foi projetada para usar fibra ótica, que é altamente confiável. É função dasoutras camadas realizar tal checksum caso elas queiram.
Abaixo a tabela do modelo OSI/ ATM:

Exemplo terminal com tecnologia ATM:

Essa DSLAM é ATM já que a Metro é descrita com a sigla "ETH".
Exemplo: DSLAM_ETH10.

Em destaque Fabricante DSLAM - Temos ALC que significa Alcatel. É a plataforma do Dslam.
Em destaque VP/VC de entrada do DSLAM - Temos o canal, ou seja, a entrada do Dslam.Configurando seu Roteador com 8/35 a comunicação será feita, já configurando com valores diferente seu roteador não se comunica com a Dslam.
A união do VP/VC de entrada, com VP/VC de saída da DSLAM forma a Cross.
Sem Cross criada sua conexão entra na DSLAM, mas não sai pra rede ATM, se for ip dinâmico sincroniza, mas não conecta o erro mais comum é o 678 e 815 no vista.
IP fixo sincroniza,mas não navega.

Acesso Telnet através de uma Cross criada.

Agora uma Cross que não esta criada.

REDE DA TELEFÔNICA
A rede da Telefônica é formada por três grandes redes, vamos a elas:
Rede ADS - Do modem até o DSLAM. Responsável pelo sinal ADSL.
Rede ATM - Da saída do DSLAM até a entrada no SABA/ERX. Responsável pela integração das redes ADS e IP através do BPX.
Rede IP - DoSABA/ERX em diante. Responsável por direcionar a todas as solicitações para as rotas correspondentes. Englobam os equipamentos como roteadores, switches, servidores de autenticação

Simbologia

DSLAM

Assinante digital multiplexador de acesso à linha
BPX

Banda Larga Packet Exchange

SABA

Servidor De Acesso Banda Larga
ERX

Roteador EthernetTrocaConcentrador
DSLAM
Adiciona faixasde freqüências (Downstream e Upstream) na linha. Ele faz multiplexação de vários canais de DSL em um único par metálico. Na central cada par telefônico com speedy, é conectado a um multiplexador de acesso DSL (DSLAM). A função do DSLAM é concentrar o trafego de dados das varias linhas com modem DSL e concentrá-lo com a rede de dados.
As DSLAMs ATM tem interfaces ópticas e elétricas.
BPX
É na...
tracking img