Sociologia no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Sociologia
1. No texto Mito da Caverna, Platão faz uma reflexão sobre o conhecimento. Associando aos dias atuais, quem são aqueles que ficam presos no fundo da caverna?
Podemos dizer que existem muitas pessoas no fundo da caverna no nosso cotidiano, em que o mundo sensível (a caverna). As pessoas que utilizam drogas, que são manipuladas pelos meios de comunicação, pelo sistemacapitalista, desrespeitam os direitos humanos, e pela política.

2. Como sair do mundo das sombras para o da luz? Explique.
Uma maneira de sair do mundo das sombras e ir para o mundo da luz seria a informação, o estudo. As pessoas terem conhecimento, uma educação mais digna, dessa forma seria mais difícil à manipulação que são impostas pela sociedade.
Um exemplo seria um aluno que sempre estudou emescola, onde o ensino é considerado um dos piores, podemos dizer que será mais fácil à manipulação em todos os aspectos. Exemplos de manipulações seriam em questões sociais, meios de comunicação e políticas.

3. No mundo do trabalho, como vocês se sentem ao adquirirem conhecimento?
Quando adquirimos conhecimento no nosso trabalho nos sentimos mais útil, seguro, confiante para correr atrás de novasexperiências e até mesmo mais capaz de ir atrás dos nossos objetivos.

4. Qual a diferença entre o real e a realidade?
O real não existe, tudo é relativo. Pois a concepção de real para uma pessoa pode não ser para a outra. Tudo que você vê e como que você se relaciona é uma impressão simbólica na sua relação com o objeto.
A realidade significa tudo que existe tudo que podemos ver que não sejaapenas perceptível, acessível pela ciência. Que o homem pode transformar e não só imaginar.

5. Defina cultura:
Cultura é pré-definida de duas formas: Erudita e Popular. Mas também pode-se dizer que cultura são formas de vida. Ex: custumes, vida familiar, etc.

6. Defina cultura Erudita e Popular:
Erudita: Conhecimento maior para interpretar aquele tipo de cultura. Isto não quer dizer que é a culturados mais ricos. Ela é difundida, está presente tanto na classe média, quanto na classe alta. Além de não qualificar as pessoas pela capacidade.
Popular: Não é preciso ter um conhecimento para apreciar, interpretar ou pensar a cultura. Sendo assim, mais fácil de assimilar.


7. Como se forma a sociedade?

A sociedade se forma através de um grupo de pessoas que entre si estabelecem relaçõeseconômicas, políticas e culturais. Entre elas existe língua, culturas e seus membros obedecem a leis, costumes e tradições em comum, são unidos por um objetivo que interessem ao conjunto, ou ás classes que nele predominam.

8. Cada sociedade tem uma cultura própria? Explique:
A sociedade é a interelação que existe entre diversas culturas, de modo que cada sociedade adote uma cultura por meio dedescendentes antigos da história do país ou por influência de religião, outros países, mas neste caso é incomum encontrar pessoas que utilizam desses meios para ser cultural. Também há sustentações (subculturas) onde são regiões diferentes com outras culturas por exemplo, no modo de vestir, na gastronomia, vida matrimonial, etc. mas não deixam de ser do mesmo país.

9. Qual a diferença entre normas e valoresdentro de uma sociedade?
Para a sociedade as normas variam, o que é muito valorizado em um ambiente pode ser considerado sem grande importância para outro, sendo assim, conceitos que traduzem nossas preferências de uma forma geral. Nem todos possuímos os mesmos valores nem valorizamos as coisas da mesma forma, diferente das normas. A interação entre os indivíduos não obedece ao acaso; é nasnormas sociais que se encontra a base necessária à interação e à ação social humana geral. Todos os grupos humanos seguem normas definidas, que são sempre reforçadas por sanções de vária ordem, de sentido positivo ou negativo. De uma forma geral, as normas são regras institucionalizadas como por exemplo as leis (constituição), por isto, os valores não interferem nas normas.

10. Ao assistir o vídeo...
tracking img