Toxicologia ocupacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1696 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Toxicologia Ocupacional


Aplicabilidade dos exames de toxicologia ocupacional
A saúde ocupacional representa importante estratégia para garantir o bem estar dos colaboradores, produtividade da empresa, qualidade da produção, melhorando a qualidade de vida dos indivíduos.

Conforme as diretrizes do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) e, de acordo com os possíveisriscos ocasionados no ambiente de trabalho, exames laboratoriais são necessários na prevenção, detecção e controle de doenças ocupacionais.

Os exames laboratoriais realizados em amostras biológicas provenientes de trabalhadores expostos são conhecidos pelo termo "monitorização biológica" e seus resultados são avaliados objetivando detectar precocemente uma exposição excessiva antes que alteraçõesbiológicas nocivas ocorram.

Para a realização da monitorização biológica é essencial existir um parâmetro biológico que possa ser medido e avaliado e que expresse uma correlação com a exposição ou com a eventual ação do xenobiótico no organismo. Esses parâmetros são denominados como Biomarcadores ou Indicadores Biológicos. A seguir, uma breve descrição dos principais biomarcadores.Principais Exames Ocupacionais

Ácido hipúrico
O ácido hipúrico é o principal produto de biotransformação do tolueno, aparecendo na urina de indivíduos expostos a este agente.

O tolueno é um hidrocarboneto aromático com origem e produção nas indústrias petroquímicas e siderúrgicas. É um solvente com inúmeras aplicações industriais, sendo constituinte importante na produção de resinas, tintas,thinner, colas carvão, solventes para óleos, borracha natural e sintética. Também está presente na gasolina e é lançado no meio do ambiente como contaminante. A absorção ocorre principalmente pela via pulmonar.

O tolueno é um agente tóxico de reconhecida neurotoxicidade, devendo sua exposição ser constantemente monitorada.

O ácido hipúrico urinário é o indicador biológico de dose internamais utilizada no Brasil para avaliar a exposição ocupacional ao tolueno.

Ácido metilhipúrico

O ácido metilhipúrico é o principal produto de biotransformação do xileno, aparecendo na urina de indivíduos expostos a este agente.

O xileno também é um hidrocarboneto aromático e está presente no ambiente. As principais fontes de contaminação são a emissão de gases de veículos automotores (oxileno é constituinte da gasolina) e nos resíduos da produção de perfumes, praguicidas, produtos farmacêuticos e nas indústrias de tinta, plástico, borracha e couro.

É tóxico, produzindo depressão do sistema nervoso central, e irritante de pele e mucosas. Acumula-se, preferencialmente, no cérebro e tecido adiposo.

A exposição ocupacional ao xileno geralmente ocorre com exposição simultânea aoutros solventes orgânicos, inclusive tolueno.

Mais de 90% do xileno absorvido é biotransformado em ácido metilhipúrico, o qual é eliminado na urina e utilizado como biomarcador de exposição.

Ácido mandélico

O Ácido Mandélico é o principal metabólito do estireno e do etilbenzeno, sendo utilizado como indicador biológico de exposição ocupacional a essas substâncias.

A exposiçãoocupacional ao estireno pode ocorrer durante a produção de polímeros plásticos, como poliestireno, resinas (acrilonitrila-estireno), borracha sintética e produtos de fibra de vidro. O etilbenzeno, também metabolizado em ácido mandélico, é utilizado como aditivo em combustível e na produção de estireno.

O estireno é absorvido, principalmente pela via pulmonar (98%), mas também pela pele (2%). Menosde 3% do estireno é excretado na forma inalterada, 85%, na forma de ácido mandélico na urina e o restante, na forma de ácido fenilglioxílico na urina.

Níveis elevados destes metabólitos na urina indicam exposição ocupacional excessiva ao composto.

O estireno possui pronunciadas neuro e hepatotoxicidade, é irritante de pele e mucosas, além de possuir ação carcinogênica.

Ácido trans,...
tracking img