Comte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1183 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Sociologia foi "criada" no período da industrialização, onde a sociedade buscava liberdade e procurava respostas para sua ordem pessoal e não as encontrava, pois as referências que tinham, não supriam suas necessidades, os conceitos eram antigos. "Comte foi quem culminou o termo Sociologia e ressaltou a necessidade de uma ciência capaz de dar conta da especificidade das questões sociais" (OsClássicos no Cotidiano, pg. 24). Comte denominava a sociologia como física social , onde suas intenções eram uma aproximação das ciências humanas e socias com as ciências exatas e biológicas, mas atualmente sociologia significa o estudo da sociedade e das relações sociais que a constitui.
2 - A Fundação da Sociologia
Para Comte, a tarefa da sociologia seria estabelecer quais seriam as Leis dodevenir histórico, pois segundo ele, existiriam leis que determinariam os acontecimentos futuros e o desenvolvimento humano. Portanto, a função da sociologia seria a de resolver a de resolver a crise no mundo moderno, isto é, fornecer o sistema de ideias científicas que presidiria à reorganização social. Mas não concordava com guerras e revoluções para que fosse estabelecida essa reorganização social,por isso, é considerado um reformador, não um revolucionário.
Comte achava que, a partir do momento em que o espírito humano fosse desenvolvendo-se, ocorreria as mudanças no contexto social, pois de nada adiantaria mudar o governante ou a forma de governar se os indivíduos não tivessem alcançado um dado desenvolvimento.
A supremacia do todo sobre as partes é a especificidade da sociologia. Enome que Comte dá a esse fenômeno é o de consenso social, onde essa primazia do todo sobre as partes empregaria tanto a coerção física quanto a educação moral em caso de desvios comportamentais daquilo que estava sendo imposto pela sociedade. A educação moral é o recurso utilizado cotidianamente na formação dos indivíduos, do que é "certo" ou "errado". Já a coerção física implica n recurso ao uso daforça para garantir a obediência aos preceitos impostos socialmente. Comte admitia o uso da coerção física nos casos em que a educação moral não surtisse o efeito esperado. O consenso, então, só se justifica na medida em que permite e é condição para a instauração da ordem.
Comte era um sociólogo da Unidade Humana, o que significa dizer que para ele importava a unidade, não a diversidade. Assim,ele acreditava que os acontecimentos humanos eram coordenados racionalmente de acordo com um desígnio único, qual seja o progresso do espírito humano.
Ele supunha que a sociedade era reflexo direto das mudanças que estavam por acontecer; o período de crie constituía-se, portanto, num período de transição de um estado para o outro, até chegar à ultima fase do progresso.
Comte previa que oscientistas substituiriam os sacerdotes e teólogos como categoria social, e dariam base intelectual-moral da ordem social. Os industriais, por sua vez, substituiriam os militares, fazendo com que a guerra de homens contra homens passasse a ser de homens contra a natureza. Existiria, portanto, um embate (uma contradição) entre dois tipos sociais: de um lado o teológico e militar, de outro o científico eindustrial. Neste embate, ele acreditava que o último triunfaria.
3- O Positivismo
Comte concebeu a Ciência como uma progressão, que vai dos acontecimentos considerados mais abstratos e simples (matemática e astronomia) aos conhecimentos mais complexos e concretos (biologia e sociologia).
O ponto em comum entre a visão de Comte e o Positivismo contemporâneo está na discussão acerca dametodologia de pesquisa dos fenômenos sociais. Para ambos, o conhecimento dos fatos sociais deveria estar submetido às mesmas exigências metodológicas empregadas a qualquer outro dado da experiência, como os fenômenos relativos às ciências exatas e biológicas.
O que promove a diferenciação do Positivismo Contemporâneo e Comte é o "projeto prático" a respeito do funcionamento da ordem social.
Existe um...
tracking img