Comte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1248 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE ENFERMAGEM SANTA EMILIA DE RODART
MARCIA DOS SANTOS LACERDA
MARIA DO ROSARIO DE LIMA PEREIRA TURMA: P1AM
LORIVALDO Ancelmo DIAS NOVO

TRABALHO DE PESQUISA
A LEI DOS TRES ESTADOS NO PENSAMENTO DE AUGUSTO COMTE

JOAO PESSOA 10 DE MARÇO DE 2011
A Lei dos Três e Estados no Pensamento do filosofo Augusto Conte
Diretamente do que se afirma corretamente, não há apenas uma únicalei dos três estados, na verdade, elas são três. Porque essa quantidade? Porque para conte, o ser humano tem uma natureza tripla: ela é constituída por:
1)Sentimento e instinto;
2)Por idéias e crenças
3)Por ações praticas.
A “lei dos três estados” mais conhecidas, é que, com justiça, como dito acima, é considerada fundamental é relativa as idéias. As outras duas são os seguintes: (catecismopositivista, 4°ed. Rio de Janeiro, Igreja positivista do Brasil, p. 479):
* Atividade pratica: “a atividade pratica é primeira conquista defensiva e enfim industrial”
* Sentimento e instintos: a sociabilidade é primeira doméstica, em seguida cívica e enfim universal, segundo a natureza peculiar a cada um dos três instintos simpático ( veneração, apego e bondade);
Elas querem dizer oseguinte:
Na lei da atividade pratica, o ser humano começa sua historia fazendo a guerra expansionista, isto é para conquistar territórios, em seguida, ele faz guerra defensiva, ou seja, faz guerra para defender-se de ataques externos; por fim a sua atividade principal deixa de ser guerreira e torna-se pratica, destinada á satisfação das varias necessidades humanas ( matérias intelectuais,afetivas).
Na lei dos sentimentos e dos institutos o ser humano começa sua historia preocupando-se com suas vinculações familiares (clãs, tribos) em que a base da associação é o respeito aos mais velhos (ou mais fortes). Em seguida, a associação humana amplia-se e sua base passa a ser cívica na cidade ou nas nações; por fim, o ser humano vincula-se a toda a humanidade, por meio da mais pura bondade(isto é a preocupação com os outros, com os mais fracos ou com quem vem depois de nos).
A realização dessas três “leis dos três estados” constituirá na visão de Conte, a realização do ser positivismo, isto é da religião da humanidade.
Como ápice de toda a ciência. Embora não fosse dele de (Conte) o conceito de sociologia ou da sua área de estudo, Comte ampliou seu campo e sistematizou seuconteúdo. Dividiu a sociologia em dois campos principais: Estática social, ou estudo das forças que mantém unida a sociedade ; e dinâmica social ou estudo das causas das mudanças sociais.
Seu conceito de uma sociedade positiva esta no seu Systeme de politique positive ( sistema de política positiva).
Paralelismo com Saint-Simon. A habilidade particular de Comte era como um sintetizador das correntesintelectuais as mais diversas. Tomou idéias principalmente dos filósofos modernos do século XVII e XVIII. Dando nova roupagem as idéias de Hobbes e Dam Smith, afirmou que os princípios subjacentes da sociedade são o egoísmo individual, que é individual, que é incentivado pela divisão de trabalho. No seu entender, lembrando Hobbes, a coesão social se mantém por meio de um governo e um estado fortedando ênfase a hierarquia e obediência, rejeitou a democracia sustentando que o governo ideal seria constituído por uma elite intelectual. De vários filósofos do iluminismo adotou a nação do progresso histórico e particularmente de David Hume e Immannel-Kant tomou sua concepção de de positivismo, ou seja a teoria de que a teoria de que a teologia e a metafísica são modalidades primariasimperfeitas do conhecimento e que o conhecimento positivo é baseado em fenômenos naturais e suas propriedades e relações como verificados pelas pelas ciências pelas ciências Empiricar tese Kantiana por excelência.
Comte segue Saint-Simon quando considera a necessidade de uma ciência social básica e unificadora
Que explicasse as organizações sócias existentes e guiasse o planejamento social para...
tracking img