Compotamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3399 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Administração de Empresas
Disciplina: Comportamento Organizacional- Recuperação de Estudo
Professora:
Aluno: Nilson Martins

1º Trabalho
Estudo Dirigido

Data de Entrega: 26/05/2011

1- Explique o que é o comportamento Organizacional?
É um campo de estudos que investiga o impacto que os indivíduos, grupos e estrutura tem sobre o comportamento dentro dasorganizações, com o propósito de utilizar este conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.

2- Qual a importância do estudo do comportamento organizacional, para o estabelecimento da gestão organizacional?
O estudo do comportamento organizacional oferece desafios e oportunidades para os executivos. Ele aponta para diferenças e ajuda os executivos a perceber o valor dadiversidade da mão-de-obra e quais as práticas que precisam ser modificadas quando se opera em diferentes países. Este estudo pode melhorar a qualidade e a produtividade dos funcionários, mostrando aos executivos como dar autonomia ao seu pessoal e como elaborar e implementar programas de mudanças, melhorar o atendimento ao cliente e ajudar os funcionários a equilibrar vida pessoal e profissional.3- Conceitue a personalidade e explique quais são os fatores que influenciam na formação da personalidade.
Soma total das maneiras como a pessoa reage e interage com as demais.
Os fatos que influenciam na formação da personalidade são a hereditariedade, o ambiente e a situação

4- Explique as características de personalidade apresentadas no modelo Big Five.O MBTI pode não ter evidências que o apóiem, o que não ocorre com o modelo de personalidade de cinco fatores, mas comumente chamado de Big Five ¹³. Nos anos recentes, um número considerável de pesquisas indica que cinco dimensões básicas dão bases a todas as outras e englobam as variações mais significativas na personalidade humana.

5- O que é cultura organizacional?
É um sistemade valores compartilhados pelos seus membros, em todos os níveis, que diferencia uma organização das demais. Trata-se de um conjunto de características-chave que a organização valoriza, compartilha e utiliza para atingir seus objetivos e adquirir a imortalidade.

6- Qual a importância do gerenciamento da cultura organizacional, para o desenvolvimento da organização?

O conceito degestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organização
7- Explique qual é a função da cultura organizacional.A cultura desempenha diversas funções dentro de uma organização . Primeiro, ela tem o papel de definidora de fronteira, ou seja, criar, distinções entre uma organização e a outra. Segundo, ela proporciona um senso de identidade ao membro da organização. Terceiro, facilita o comprometimento com algo maior com os interesses individuais de cada um. Quarto estimula a estabilidade do sistema social.8- Como a cultura organizacional é formada numa organização?
Os costumes, as tradições, a maneira geral de fazer as coisas em uma organização depende muito do que foi feito antes e do grau de sucesso então alcançado. Isso nos leva a fonte primária da fonte organizacional: os fundadores da empresa.

9- Explique como os funcionários aprendem a cultura organizacional.
Osfuncionários aprendem a cultura organizacional através de várias formas, como histórias, rituais, símbolos materiais e linguagem

10- Explique quando a cultura organizacional pode se tornar um diferencial competitivo para a organização.
A cultura representa o universo simbólico da organização e proporciona um referencial de padrões de desempenho entre de padrões de desempenho, entre os...
tracking img